JORNALISTAS DE RG CRIAM CAMPANHA E VAQUINHA PARA CUSTEAR CIRURGIAS INTRAUTERINAS DA FILHA

  • Esse procedimento só pode ser feito em São Paulo e o custo para a sua realização é de R$ 100 mil, valor que a família não dispõe e o convênio médico não cobre. Divulgação/Arquivo pessoal

O casal de jornalistas rio-grandinos, Leonardo Oliveira e Fernanda Patzdorf, estão à espera da pequena Cecília para o mês de fevereiro de 2021. Porém, durante a gestação, os pais descobriram que a menina possui uma má formação, chamada de hérnia diafragmática congênita, que causa o deslocamento de alguns órgãos para o tórax e dificulta o desenvolvimento dos pulmões.

De acordo com Leonardo e Fernanda, para que os pulmões possam se desenvolver melhor, a criança necessita da colocação de um balão traqueal, por meio de uma cirurgia intrauterina, ou seja, antes mesmo do seu nascimento. Além disso, ela deve ser submetida a uma nova intervenção, ainda no útero de Fernanda, para a retirada desse balão, pois se ela nascer com o equipamento não conseguirá respirar sozinha.

Contudo, esse procedimento só pode ser feito em São Paulo e o custo para a sua realização é de R$ 100 mil, valor que a família não dispõe e o convênio médico não cobre. Esse balão não resolve o problema da hérnia diafragmática congênita, o que será corrigido apenas com uma terceira cirurgia, essa somente após o seu nascimento.

Pensando nisso, eles lançaram a campanha Vence, Cecília que é seguida de uma vaquinha online, onde é possível que a comunidade faça a sua doação e ajude a realizar essa cirurgia. “São dois procedimentos intrauterinos: um para a colocada do balão e outro para a retirada do balão, porque se a bebê nascer com esse balão não terá condições de respirar”, detalhou Fernanda.

“Depois que nascer, ela irá diretamente para uma UTI Neonatal, aonde ficará por ventilação mecânica até ter condições de respirar por conta própria, o que pode levar entre três ou quatro dias, e somente após isso é que ela irá para cirurgia de correção para colocar os órgãos no lugar”, completou ela.