DEFESA CIVIL DE RG MONITORA SITUAÇÃO DE INCÊNDIO EM ÁREA DA CMPC NA DIVISA DO MUNICÍPIO COM SVP

  • Estão sendo utilizadas cinco retroescavadeiras, cinco patrolas, dois tratores com sistema de combate, três caminhões tanque e equipes de segurança. Fotos: Divulgação/Frame de vídeo/Defesa Civil

Representantes da Defesa Civil de Rio Grande estiveram, na tarde desta quinta-feira, visitando o horto florestal Sarita, de propriedade da empresa CMPC que está pegando fogo desde a última terça-feira. O município passou toda a manhã e boa parte do período da tarde coberto pela fumaça branca que é típica da queima de vegetação.

O secretário-executivo da Defesa Civil, Anderson Montiel, esteve entre os integrantes da comitiva e falou sobre o que viu no local. “Aparentemente está sob controle, apesar de ser um incêndio bastante volumoso, porque pegou em árvores bastante altas, a empresa que gerencia está com maquinário e pessoal de operação muito grande”, explicou.

“Fato é que não chamaram nem os bombeiros e nem nos acionaram. Nós é que fomos atrás, porque a fumaça está chegando no centro da cidade. Por esse motivo nós acabamos buscando essa informação e fomos in loco”, completou Montiel. Os funcionários fizeram aceiros e cercaram o fogo desde a beira da praia do Cassino até a BR 471.

WhatsApp Image 2020-11-26 at 18.19.02“A Defesa Civil de Rio Grande já fez contato com o Corpo de Bombeiros e com a Defesa Civil Estadual também. Deixamos tudo alinhavado com eles e juntamente com a empresa e, se preciso for, a empresa entrará em contato conosco e nós faremos os contatos para o suporte necessário”, encerrou Anderson.

No final da tarde, a assessoria de comunicação da CMPC encaminhou uma nota à redação do site Papareia News, onde informa o que está sendo feito para conter o avanço do fogo. No documento, a empresa afirmou que “possui um plano com todos os recursos necessários para controlar situações de emergência que podem vir a ocorrer nos hortos florestais”.

Ainda conforme a nota, “todas as ações de contenção estão sendo realizadas pela equipe e que a Companhia vem empregando grande quantidade e variedade de recursos para combater as chamas”. Estão sendo utilizadas cinco retroescavadeiras, cinco patrolas, dois tratores com sistema de combate, três caminhões tanque e equipes de segurança.