AVIÕES DA FAB VISTOS SOBREVOANDO O CÉU DE RG PARTICIPAM DE UM EXERCÍCIO OPERACIONAL

  • De acordo com o setor de comunicação da Base Aérea de Canoas, trata-se de um exercício operacional que envolve também a Base Aérea de Santa Maria, nas chamadas Alas 3 e 4. Fotos: Divulgação/FAB

Pelo menos dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) foram vistos sobrevoando a cidade do Rio Grande no início da tarde desta quinta-feira. As aeronaves puderam ser visualizadas com dificuldade em razão da fumaça que cobre o município, porém o barulho foi escutado em diversos pontos e chamou a atenção de muitas pessoas.

De acordo com o setor de comunicação da Base Aérea de Canoas, trata-se de um exercício operacional que envolve também a Base Aérea de Santa Maria, nas chamadas Alas 3 e 4. A atividade começou no dia 5 deste mês e segue até amanhã, reunindo 35 aeronaves e cerca de 400 militares.

IMG_1440Segundo a FAB, a Operação Tínia tem como objetivo “simular um ambiente de guerra aérea convencional, também chamada de guerra regular, ou seja, quando há o conflito entre forças armadas de dois países ou alianças de nações, por meio de combates aéreos que simulam a disputa de um território”.

Ainda conforme a assessoria de comunicação da FAB, “um dos benefícios do exercício é a capacidade de treinar a coordenação das manobras entre as duas localidades, Canoas e Santa Maria, podendo reunir mais de 20 aeronaves em uma mesma missão aérea composta”. Serão praticados exercícios de escolta, reconhecimento aéreo, ataque, varredura, entre outros.

Os aviões que sobrevoaram a região de Rio Grande e São José do Norte não foram informados, porém em pesquisa realizada no site Flight Radar, que monitora o espaço aéreo, foi possível perceber a presença de um Hércules C-130 realizando manobras nas proximidades do Bojuru e do Parque Nacional da Lagoa do Peixe. O avião teria decolado de Canoas, às 13h20.