MINISTRO E GOVERNADOR PARTICIPAM DA HOMOLOGAÇÃO DO NOVO CALADO DO PORTO DIA 26

  • Com a conclusão da remoção de 16 milhões de metros cúbicos de sedimentos do canal de acesso, o principal porto gaúcho poderá receber navios de maior porte e com maior capacidade do que os limites atuais. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Depois de dois anos de dragagem e investimento federal de quase R$ 500 milhões, o novo calado do porto do Rio Grande será homologado na manhã da próxima segunda-feira (26). Com a conclusão da remoção de 16 milhões de metros cúbicos de sedimentos do canal de acesso, o principal porto gaúcho poderá receber navios de maior porte e com maior capacidade do que os limites atuais.

A homologação ocorrerá em evento transmitido ao vivo pela internet, a partir de Porto Alegre, com participação do governador Eduardo Leite, do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, do secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, do comandante do 5º Distrito Naval, vice-almirante Henrique Baptista de Souza, e do secretário de Logística e Transportes do Estado, Juvir Costella.

Na cerimônia, o superintendente dos Portos RS, Fernando Estima, apresentará um balanço dos principais avanços na logística hidroviária no RS nos últimos dois anos e algumas das recentes novidades do setor portuário gaúcho. Após, o ministro Tarcísio Freitas será recebido pelo governador para um almoço de trabalho, seguido de coletiva de imprensa presencial no Palácio Piratini, prevista para as 13h45.