METSUL ALERTA SOBRE TENDÊNCIA DE CHUVA PARA SETE DIAS

  • No começo da próxima semana, em especial na segunda-feira, é que se antecipa a possibilidade de chuva em mais locais do Sul do país. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

O tempo seco e ensolarado predomina em grande parte do sul do Brasil durante os próximos dias com instabilidade concentrada mais no leste da região, particularmente em Santa Catarina e no Paraná. No oeste dos três estados do Sul, a tendência é que o tempo seco e firme prossiga.

No começo da próxima semana, em especial na segunda-feira, é que se antecipa a possibilidade de chuva em mais locais do Sul do país. Grande parte dos volumes de chuva na parte meridional do Brasil mostrados nos mapas se referem ao que o modelo projeta para o começo da semana que vem.

Com isso, as precipitações do começo da próxima semana não devem ser suficientemente benéficas para amenizar a situação de estiagem em muitos locais do Sul do Brasil que estão enfrentando problemas de déficit hídrico e um acentuado declínio das suas reservas de água e níveis de mananciais.

Por sua vez, no Sudeste do Brasil e no Mato Grosso do Sul se espera pouca ou nenhuma chuva na maior parte da região nos próximos dias. No início da semana que vem, especialmente na segunda, é que se espera que a chuva retorne para a maior parte do Centro-Oeste e do Sudeste, e a maior parte dos volumes mostrados nos mapas é do começo da próxima semana.