METSUL FALA SOBRE GRANIZO HISTÓRICO EM CURITIBA E TEMPORAIS NO SUL DO BRASIL

  • A Metsul havia advertido para a formação de nuvens de desenvolvimento vertical, capazes de gerar granizo, mas tempestades de granizo com a magnitude que atingiu Curitiba e região não podem ser previstas. Fotos: Neusa Nery e Tatiani Ramina/Plantão 190

Temporais de granizo foram registrados nesta terça-feira (3) em pontos do leste e do sul do Brasil. A instabilidade ocorreu acompanhando áreas de instabilidade que atuaram no leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná. Em Curitiba, a precipitação de granizo foi volumosa em diversos pontos e o gelo chegou a acumular.

A Metsul havia advertido para a formação de nuvens de desenvolvimento vertical, capazes de gerar granizo, mas tempestades de granizo com a magnitude que atingiu Curitiba e região não podem ser previstas. Mundialmente há avisos de risco de granizo e da possibilidade das pedras de gelo terem maior dimensão, mas nenhum serviço meteorológico do mundo prevê granizo com acumulação para uma cidade, porque o fenômeno é localizado.

El7jF7iXgAAxEZxCaiu granizo também em São Joaquim e em outros pontos do planalto sul catarinense. Assim como ocorreu em Curitiba, o granizo chegou a acumular na base da Força Aérea Brasileira que está no cume do Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra. As nuvens carregadas isoladas provocaram, ainda, chuva forte isolada com rajadas de vento em alguns pontos, caso do Norte de Florianópolis.

A instabilidade está associada à circulação de umidade que vem do Oceano Atlântico, que se desloca do mar para o continente e alcança o leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Atuam no Atlântico, um grande sistema de alta pressão ao sul e que determina a temperatura mais amena e uma baixa pressão ao qual está associada a frente que traz chuva para pontos do sudeste e do nordeste do Brasil. O avanço de ar mais frio de sul igualmente contribuiu para a instabilidade.

Esta condição de instabilidade passageira com alternância de sol e nuvens com chuva e risco de granizo isolado deve permanecer durante grande parte desta semana no leste do sul do Brasil, o que não significa que vai chover todos os dias desta semana em uma determinada cidade destas regiões. A chuva vai atingir diferentes cidades do leste do sul do Brasil conforme o dia, mas podem se dar novas ocorrências de granizo.