SITE PAPAREIA NEWS E NOIVA DO MAR PROMOVEM LIVES PARA DEBATER A MOBILIDADE URBANA

  • As lives discutirão com especialistas e profissionais da área a questão local, regional e nacional do sistema de transportes e da mobilidade urbana. Foto: Divulgação

O site Papareia News e a empresa Noiva do Mar Mobilidade lançam, a partir desta terça-feira (6) o projeto Debatendo o Sistema de Transportes, cujo objetivo é difundir e socializar informações sobre o sistema de transportes coletivos públicos, alcançando de forma transparente o público que utiliza ou não o sistema. Este projeto se alicerça em duas etapas, sendo a primeira dedicada ao período pré-eleitoral 2020.

Pautar as questões do sistema de transporte público de Rio Grande, suas implicações em vários setores, inserção na comunidade e, em especial o seu futuro, é o que busca esta etapa do projeto. Para isso, conta com a participação de especialistas e integrantes do setor locais, regionais e nacionais e os candidatos à Prefeitura do Rio Grande. O projeto, na sua execução, seguirá todas as orientações dos especialistas e da Organização Mundial da Saúde para evitar aglomerações e o contágio por Covid-19.

Conforme explica a gerente operacional da Noiva do Mar, Edneuman Assunção, em todas as eleições, especialmente aquelas que escolhem prefeitos e vereadores, uma das pautas preferidas é o transporte coletivo público. Assim, ela espera que a iniciativa colabore com o presente e o futuro da cidade do Rio Grande e de qualquer outra cidade ou instituição que também queira debater o transporte público e tratar do assunto com a seriedade, o conhecimento, a competência e a dedicação que o momento atual exige.

As lives serão transmitidas na página do site Papareia News, no Facebook, e na página e perfil do Instagram da Noiva do Mar Mobilidade.

Temas abordados

Conhecendo o Sistema de Transporte Urbano regional e nacional; mobilidade urbana; formas de remuneração do sistema; formação do sistema em Rio Grande; Conselho Municipal de Transporte; atendimento à zona rural; integração da Junção e o trânsito local; gratuidades; a integração dos ônibus com outros modais (especialmente o uso da bicicleta); impacto do transporte para além do sistema.

Formato

card-lives-01Em sua etapa inicial, o projeto é dividido em duas linhas: uma formada por três lives de debates e a quarta, gravada com os candidatos expondo suas ideias para o setor e a segunda linha com as visitas Conhecendo o Sistema, para as quais estão convidados os oito candidatos à Prefeitura de Rio Grande. As discussões serão no formato digital em razão dos cuidados relativos à pandemia de Covid-19. As visitas serão com um candidato por vez, seguindo todas as orientações de especialistas da área de saúde para prevenção do contágio.

As lives discutirão com especialistas e profissionais da área a questão local, regional e nacional do sistema de transportes e da mobilidade urbana. O primeiro debate será nesta terça-feira, às 18h30, e estarão presentes o presidente do Fórum Nacional de Secretários de Transportes e Mobilidade, Rodrigo Tortoriello, Edneuman Assunção e o coordenador do Plano de Mobilidade Urbana de Rio Grande, Vinicius Preto Pereira, discutindo mobilidade urbana e as formas de remuneração do sistema, entre outros.

Participação e abrangência

Além dos candidatos à Prefeitura de Rio Grande, estão convidados também representantes e dirigentes de entidades, instituições, gestores públicos e privados e imprensa local, e a comunidade em geral. As lives serão gravadas ficando à disposição do público nos sites e nas redes sociais da Noiva do Mar e do Papareia News. Não perca!