CAMPUS RIO GRANDE DO IFRS COMEMORA NOTA MÁXIMA NO ENADE

  • Esse é um resultado muito positivo e que entra para a história do campus, por ser a primeira nota integral obtida desde sua fundação, em 2010. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

O curso de Engenharia Mecânica do compus Rio Grande do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), está entre os 37 que obtiveram a nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Essa é a primeira vez desde a sua criação, em 2010, que o curso recebe nota máxima em uma das principais provas do país.

Nos últimos anos, a instituição passou por cinco avaliações e em quatro delas foram obtidas notas quatro e em um deles a nota máxima: cinco. De acordo com o diretor da unidade, Alexandre Machado, esse é um resultado muito positivo e que entra para a história do campus, por ser a primeira nota integral obtida desde sua fundação, em 2010.

"A Engenharia Mecânica surgiu com o viés de ser um pouco voltado mais para a área técnica para diferenciar um pouco da Engenharia que nós temos na Furg, que é ótima, e da Anhanguera, que são perfeitas, e a gente tentou fazer um diferencial. Isso é mérito dos alunos e professores, mas muito dos alunos se dedicarem e se prepararem", explicou Machado.

A instituição também recebeu nesta semana as placas solares que serão utilizadas na construção de uma usina fotovoltaica, que possibilitará a captação da energia solar. “A gente vai gerar energia, disponibilizar na rede da CEEE e depois isso será abatido da nossa conta de energia elétrica”, completou Alexandre, que está bastante preocupado com o orçamento para o ano de 2021.

“A gente está com a previsão de orçamento menor que o do ano de 2011, olha bem. Ano que vem nós vamos estar em 2021 e olha os gastos, Covid e tudo que vai ser preciso para o retorno presencial. Melhorar limpeza do campus, principalmente. Quase impossível, mas a gente vai manter o campus aberto, mas com extrema dificuldade”, lamentou.