COLEGAS E PACIENTES LAMENTAM A MORTE DO MÉDICO MARCOS CARDIA

  • O profissional fazia parte do quadro de funcionários da instituição desde 1997 e chefiava a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Cardiologia. Foto: Divulgação/Santa Casa do Rio Grande

A classe médica de Rio Grande, os trabalhadores da área da saúde e os pacientes lamentam a perda do cardiologista Marcos Cardia de Oliveira Cardoso, de 53 anos, que estava internado em Porto Alegre em decorrência de complicações do coronavírus. A morte do profissional foi confirmada às 17h24 desta terça-feira, no Hospital das Clínicas.

Cardia foi inicialmente internado na UTI Covid do Hospital Santa Casa de Rio Grande, no dia 09 de julho, onde permaneceu até o dia 17 do mesmo mês, quando foi transferido para a instituição de saúde na capital. Pelas redes sociais, amigos lamentaram seu falecimento e assessoria de comunicação do Hospital Santa Casa emitiu uma nota com o mesmo teor.

No comunicado, a administração caracterizou Marcos como “um médico querido com todos, grandioso em seu dever e zeloso com os pacientes”. O profissional fazia parte do quadro de funcionários da instituição desde 1997 e chefiava a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Cardiologia. Ao longo de sua trajetória, também ocupou o cargo de diretor clínico do complexo.

O documento diz, ainda, que “até seus últimos dias dedicou-se a cuidar das pessoas e lutou bravamente por sua vida”. A nota de pesar é concluída com o sentimento de gratidão da equipe funcional: “Agradecemos pela brilhante passagem e sua dedicação em salvas vidas. Descanse em paz”.

A publicação recebeu centenas de reações e comentários e em um deles, foi citado o modo como Marcos tratava seus pacientes. “Mais que um médico, tratava seus pacientes com carinho de um pai para um filho. Digo isso com orgulho, pois fui tratada por ele. Vá com Deus, pois todos os anjos te seguem”, escreveu uma paciente.

“Meus sentimentos à família. Perdi um amigo, que me prestou auxílio e cuidados num momento bem difícil que passei, me atendendo prontamente e com todo o cuidado”, escreveu outro usuário da rede. “Fiquei sem chão. Perdemos não só um médico era um amigo, um ser humano guerreiro, que sempre lutava pelos seus pacientes”, disse outra pessoa.

Colegas de Marcos também lamentaram a morte precoce do profissional. A cirurgiã bucomaxilofacial, Margareth Almeida, mencionou sua prestatividade e vontade de ajudar a todos. “Uma pessoa fora de série. Não tinha o que tu pedistes que ele dissesse não. ‘Manda aqui que eu resolvo pra ti’, isso eu ouvi inúmeras vezes dele”, lembrou.

“Ele sempre foi muito bom no que fazia. Onde ele estiver, Deus, na sua infinita misericórdia, o acolherá. Me solidarizo com essa dor infinita da família, mas com certeza ele estará em um lugar perfeito escolhido por Deus”, finalizou emocionada.

O diretor técnico do Hospital de Cardiologia, Evandro Augusto Oss, destacou os mais de três mil procedimentos cirúrgicos que participou ao lado de Cardia. "Eu, pessoalmente, participei com ele, certamente, acima de três ou quatro mil procedimentos em que ele colaborou seja com a ecocardiografia ou nos ajudando com os diagnósticos e pós-operatórios de cirurgia de coração", disse.

"A gente atuou muito além das fronteiras de Rio Grande. Tínhamos pacientes juntos de todos os locais, de todo o Rio Grande do Sul e até de fora dele. Ele foi um cara que sempre se sobressaiu pela sua capacidade técnica e pela dedicação e simplicidade com que tratava seus pacientes. Ele deixa um grande legado nesse sentido, tanto para a instituição como para seus colegas", lembrou Oss.

O prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, também conversou com a reportagem do site Papareia News e falou sobre Cardia. “Uma pessoa extremamente querida por todos. Um médico que ao longo de sua vida profissional a exerceu com muita dedicação e zelo, salvando inúmeras vidas. Todos nós sentimos esta perda irreparável”, disse o chefe do executivo.

O velório de Marcos Cardia acontecerá na Sala 4 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, nesta quarta-feira, das 07h às 11h da manhã.