SEDETUR E PORTO DE RIO GRANDE SELAM ACORDO PARA ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS

  • O titular da Sedetur, Rodrigo Lorenzoni, e o diretor superintendente do Porto de Rio Grande, Fernando Estima, assinaram o Termo de Cooperação que operacionaliza o Programa Estadual de Desenvolvimento Industrial (Proedi). Foto: Divulgação/Sedetur

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul (Sedetur) - designada pelo governo do estado - e a Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPRG) selaram, nesta quinta-feira (15), um importante acordo para buscar a atração de investimentos e a geração de empregos e renda no Rio Grande do Sul.

O titular da Sedetur, Rodrigo Lorenzoni, e o diretor superintendente do Porto de Rio Grande, Fernando Estima, assinaram o Termo de Cooperação que operacionaliza o Programa Estadual de Desenvolvimento Industrial (Proedi). O Proedi é mais um dos instrumentos disponibilizados pelo estado para a alavancagem do desenvolvimento econômico, em especial o setor industrial, por meio da implantação ou da expansão de empreendimentos.

O programa prevê que terrenos e áreas industriais sejam vendidas às empresas interessadas a preços subsidiados, que podem atingir até 90% de abatimento, como forma de incentivo financeiro. Além da área em Rio Grande, o estado também dispõe de terrenos para negociação em Montenegro, Triunfo, Alvorada, Viamão, Guaíba, Bagé e Cachoeira do Sul.

Para Rodrigo Lorenzoni, é fundamental que haja união de esforços para fortalecer o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais competitivo. “O termo de cooperação é o resultado dessa parceria. Sabemos da importância estratégica e logística que o Porto de Rio Grande tem para o desenvolvimento do comércio internacional de todo o país. Sem dúvida, teremos novas e importantes operações comerciais por aqui”, comemorou.