POLÍCIA FEDERAL REALIZA SIMULAÇÃO NO TECON RIO GRANDE

  • Durante a atividade, realizada no Tecon, foram simuladas duas situações: uma envolvendo o acesso não autorizado ao terminal e a outra a neutralização de uma ameaça de bomba na instalação. Fotos: Divulgação/PF

Uma simulação, na manhã desta sexta-feira, mobilizou equipes da Polícia Federal (PF), Marinha do Brasil (MB), Receita Federal (RF), Brigada Militar (BM) autoridade portuária, Tecon e o governo do estado. O objetivo do exercício foi o de treinar as equipes para atuação em situações reais que venham a colocar em risco a segurança dos portos e de seus trabalhadores.

Durante a atividade, realizada no Tecon, foram simuladas duas situações: uma envolvendo o acesso não autorizado ao terminal e a outra a neutralização de uma ameaça de bomba na instalação. No primeiro caso a finalidade foi de verificar o cumprimento dos protocolos de segurança e no segundo a aplicação de técnicas específicas para uma intervenção policial.

WhatsApp Image 2020-10-16 at 13.22.27 (1)Segundo nota encaminhada à redação do site Papareia News, “para a realização do simulado, foram utilizadas uma embarcação, viaturas e um veículo antibombas”. O documento ainda informa que “treinamentos similares já foram realizados nos portos de Santos (SP), Paranaguá (PR), Itajaí (SC) e Fortaleza (CE)”.

A PF exerce a presidência das comissões nacionais e estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis e tem buscado a elaboração de protocolos de segurança adequados aos complexos portuários nacionais. Tudo isso para possibilita o cumprimento do Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (Código ISPS).

Pela PF, além de policiais da delegacia de Rio Grande e do Núcleo Polícia Marítima local, participaram também integrantes do Comando de Operações Táticas (COT-PF), Grupo de Bombas e Explosivos (GBE). O exercício também contou com representantes da MB, BM, RF, Tecon, autoridade portuária e do governo do estado.