BIÓLOGO FALA SOBRE CAMOATINS E AUMENTO DA POPULAÇÃO DE INSETOS NA PRIMAVERA

  • Uma outra característica que os difere das abelhas é o fato de não perderem o ferrão ao ferroar uma pessoa, o que os torna muito mais perigosos em caso de ataque. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Além de ser considerada a estação das flores, a primavera também se caracteriza por ser um período em que há um aumento na população de insetos. Essa constatação está intimamente ligada ao fato de que as condições climáticas são favoráveis à reprodução e que há uma maior oferta de alimento por conta das florações.

Não é preciso procurar muito para encontrar uma série desses pequenos animais povoando ou visitando as árvores frutíferas e arbustos nessa época. Mesmo que alguns sejam considerados inofensivos, é necessário ter um cuidado redobrado ao se aproximar das flores, pois muitos deles estão se alimentando do néctar e podem se sentir incomodados.

Um bom exemplo são as vespas, que aqui no Rio Grande do Sul são conhecidas como camoatins. De acordo com o biólogo Marcel Lucas Gantes, durante a primavera e o verão, os insetos costumam migrar para a formação de uma nova colônia, seja por enxameação, quando um enxame acompanha a rainha para um novo local, ou de forma independente.

20191010_143852Essa segunda maneira acontece quando o inseto começa a produzir de forma solitária uma nova colmeia e ao concluir o trabalho, vespas operárias começam a seguir a nova rainha. Ainda conforme Gantes, os camoatins adultos se alimentam de pólen e néctar e seus filhotes com proteína animal, ou seja, insetos capturados pelas operárias.

“Eles até chegam a produzir mel, que é comestível para os humanos, mas em quantidade muito pequena e muito difícil de pegar, pois os favos são muito finos, quase como um papel”, explicou Marcel. Uma outra característica que os difere das abelhas é o fato de não perderem o ferrão ao ferroar uma pessoa, o que os torna muito mais perigosos em caso de ataque.

Tanto o macho como a fêmea possuem a capacidade de ferroar como mecanismo de defesa, porém as fêmeas podem ser as mais comuns a pousar nas flores, pois “são operárias e exploram mais as áreas”, completou Gantes. Ele também fez um alerta para que as pessoas que tenham crianças pequenas ou animais de estimação fiquem atentas.

“Eles não irão atacar do nada, porém caso se sintam ameaçados podem machucar bastante, principalmente se for em bando”, ressaltou. Por conta disso, todo o cuidado é pouco e se quiser apreciar as belezas da natureza, certifique-se de que o local é seguro e de que a árvore não esteja sendo visitada por esses pequenos seres.