SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO DA ECOSUL TERÁ SIMULADORES VEICULARES NO SHOPPING PELOTAS

  • No local, o público poderá experimentar os simuladores de capotamento e de impacto, equipamentos desenvolvidos pelas equipes da própria concessionária, a partir de pesquisas. Fotos: Larissa Martins/Ecosul

Imaginar as consequências pode gerar conscientização e minimizar riscos. Com esse viés a Ecosul estará até o próximo sábado (26), das 13h às 20h, com orientações de trânsito e simuladores veiculares no Shopping Pelotas. A iniciativa faz parte das ações da Semana Nacional de Trânsito (SNT), que este ano tem como foco da campanha educativa o slogan "Perceba o risco, proteja a vida".

O tema definido oficialmente pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a Campanha Educativa de Trânsito de 2020 busca chamar a atenção sobre os perigos no trânsito, assim como outros riscos à saúde do cidadão. O público poderá experimentar os simuladores de capotamento e de impacto, equipamentos desenvolvidos pelas equipes da própria concessionária, a partir de pesquisas.

“Mobilizamos um grupo de estudos, com o suporte dos técnicos de segurança, para criar simuladores que pudessem dar a real sensação aos motoristas, ao mesmo tempo com toda segurança necessária”, informou o coordenador de comunicação institucional da Ecosul, Johny Calegaro. Segundo ele, o simulador de capotamento transmite a reação que os ocupantes do veículo sentiriam nesta situação.

Semana Nacional do Tr?nsito da Ecosul no Shopping Pelotas - 01 - Cr?dito_Larissa Martins - Ecosul“Quem utilizar, percebe como se comporta o corpo em uma situação de capotamento, e como proceder para a sua saída com segurança”, detalhou. Já o simulador de impacto tem velocidade de 5km/h. Após a simulação é perceptível que com apenas a aceleração do equipamento já se tem uma sensação impactante.

A ideia é que o participante multiplique a sensação obtida por 16 vezes, o que equivale a uma colisão com o veículo à 80km/h. “Este é um equipamento que visa acima de tudo sensibilizar os ocupantes sobre a utilização correta do cinto de segurança”, complementou Johny.

Durante as atividades a concessionária estará apresentando ao público o Programa de Redução de Acidentes (PRA), um estudo de acidentes ocorridos no Polo Rodoviário Pelotas, com mapeamento dos pontos de atenção, naturezas dos sinistros e possíveis causas. De acordo com o coordenador de tráfego da Ecosul, Nicolau Delucis, após o mapeamento dos acidentes é realizado um estudo aprofundado de cada situação e uma equipe da concessionária atribui medidas mitigatórias afim de reduzir acidentes nos pontos determinados. “A solução flutua entre reforço na sinalização, alteração de geometria, ações educativas, entre outras iniciativas que tem foco na redução de acidentes e segurança dos nossos usuários”, resumiu.

Semana Nacional do Tr?nsito da Ecosul no Shopping Pelotas - 09 - Cr?dito_Larissa Martins - EcosulA SNT acontece anualmente com foco na preservação de vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito, seguindo as recomendações contidas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), uma vez que os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo. “O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitude, evidenciando que cada um é responsável pela segurança de todos e, por isso, deve perceber os riscos e proteger a própria vida e a dos demais ao seu redor”, completou.

Participação

As atividades serão acompanhadas por equipes da Ecosul, devidamente treinadas, havendo sempre a presença de um técnico de segurança no trabalho. Nos simuladores só será permitida a participação de um indivíduo por vez, com idade acima de 18 anos e com a expressa utilização do cinto de segurança.

“É proibido portar qualquer tipo de bebida ou objeto durante a simulação, assim como colocar qualquer parte do corpo para o lado de fora do veículo no momento da prática de simulação, assim como os cabelos devidamente presos”, ressaltou. Segundo Delucis, as instruções devem ser seguidas para segurança de todos e é essencial lembrar que todos estarão seguindo as orientações de prevenção ao Covid-19.