SÉRIE EMPATIA NO TRÂNSITO EP. 3 – CFC HABILITAR: HÁ 19 ANOS FORMANDO GERAÇÕES DE CONDUTORES

  • Dados de 2015 apontam que foram abertos em Rio Grande 16 mil registros de novos motoristas e seguramente 50% deste número iniciou e concluiu seu processo de habilitação no CFC Habilitar. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Perto de completar duas décadas em funcionamento, o Centro de Formação de Condutores (CFC) Habilitar é considerado o maior da região sul e seu tamanho reflete no número de motoristas formados ao longo dos anos. Atualmente, a instituição é responsável pelo oferecimento dos principais serviços previstos pelo Detran, como primeira habilitação, renovação da CNH, segunda via, mudança de categoria, entre outros.

Dados de 2015 apontam que foram abertos em Rio Grande 16 mil registros de novos motoristas e seguramente 50% deste número iniciou e concluiu seu processo de habilitação no CFC Habilitar. Os serviços disponibilizados à comunidade rio-grandina também foram estendidos aos moradores de São José do Norte, com a disponibilização de um posto avançado no município que se tornou um CFC independente há pelo menos quatro anos.

20200918_203349(0)A equipe é formada por 65 colaboradores que se somam aos prestadores de serviço vinculados ao Detran, como médicos, psicólogos e examinadores. A frota do CFC Habilitar é constantemente renovada e atualmente é formada por veículos da categoria B, motocicletas, ciclomotor, microônibus, carreta e um Chevrolet Agile, este voltado à formação de condutores com algum tipo de deficiência.

De acordo com a diretora de ensino, Josiane Hellwig, a instituição possui como metodologia a uniformidade do ensino e todos os profissionais, sejam eles instrutores teóricos e práticos, ou funcionários do atendimento, procuram sanar todas as dúvidas dos alunos para que o aprendizado seja para a vida do condutor e não apenas para a realização das provas. Mesmo em época de pandemia, os processos continuam sendo abertos e novos condutores habilitados.

Na visão de Josiane, a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação está geralmente atrelada a uma necessidade de trabalho daqueles que procuram o CFC, seja para ocupar uma função ou até mesmo para trabalhar de forma autônoma como motorista de aplicativo em que é necessária a inclusão da atividade remunerada no documento. Antigamente, o processo era realizado pelo Senac, até que em agosto de 2001, após licitação, foi fundado o Habilitar.

20200918_163214“O Habilitar começou pequeno, no ano de 2001, e foi crescendo para atender a cidade. O CFC tenta sempre acompanhar o crescimento dos serviços solicitados pela comunidade de Rio Grande, em cada momento da economia, tentando manter com qualidade todos os atendimentos e cumprindo as exigências indicadas pelo Detran”, explicou Josiane. Prova desse crescimento foi a mudança de endereço da Rua Tiradentes para a General Osório, em 2005.

Ciente de que a educação para o trânsito passa por uma mudança de cultura, Josiane disse que o grande desafio é transformar a mente dos novos motoristas para que eles tenham consciência de seu papel nesse universo. “É importante que as pessoas tenham o entendimento de que a teoria trabalhada em sala de aula e atualmente, por conta da pandemia, pelo meio virtual não é somente para passar na prova, mas sim para toda a vida como condutor”, frisou.

Carro adaptado garante a habilitação de pessoas com deficiência

Quando o assunto é acessibilidade e inclusão, o CFC Habilitar está preparado para o atendimento de pessoas com deficiência, até mesmo para que elas possam obter a carteira de habilitação. O Chevrolet Agile, ano 2014, é o único do modelo na frota e possui câmbio automatizado para atender às necessidades dos alunos nestas condições.

20200918_162704De acordo com as especificações, o veículo possui acelerador à esquerda, acelerador e freio manual, direção hidráulica e comandos elétricos com empunhadura no volante. Esses itens permitem que sejam atendidas as determinações do Contran quanto aos códigos da tabela de restrição médica, ou seja, as letras C, D, E, F, G, H e I.

A série Empatia do Trânsito tem o oferecimento de CFC Habilitar. Pra ficar legal, CFC Habilitar, na General Osório, 468. No próximo domingo, você vai conhecer a Escolinha de Trânsito mantida pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), por meio de uma iniciativa de um sargento que desenvolveu boa parte de sua atividade profissional em Rio Grande. Não perca!