RIOGRANDENSE VENCE A PRIMEIRA EDIÇÃO DA COPA DE TORCIDAS

  • A competição envolveu 42 times participantes das três divisões do Campeonato Gaúcho, com exceção de Grêmio e Internacional. Foto: Divulgação/Arruda Comunicação Esportiva

O Football Club Riograndense é campeão da primeira edição da Copa de Torcidas, promovida pela empresa Arruda Comunicação Esportiva. Diferentemente de qualquer outro campeonato, esse torneio foi totalmente realizado pelas redes sociais e buscou o envolvimento dos torcedores por meio digital, uma forma de não esquecer o futebol nesse período de pandemia do coronavírus.

A competição envolveu 42 times participantes das três divisões do Campeonato Gaúcho, com exceção de Grêmio e Internacional. A iniciativa de criar o torneio foi do cearense Francisco Arruda, de 23 anos, que veio para o Rio Grande do Sul cursar Jornalismo, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no início deste ano, mas como não obteve a aprovação, foi morar com familiares na cidade de Bagé.

“Iria fazer a transmissão do Campeonato Bageense de Futebol Amador, mas o campeonato foi adiado em março. Em abril, tive a ideia de fazer uma competição virtual com as equipes amadoras da cidade e deu muito certo. Finalizada essa competição, decidi organizar uma com as torcidas das equipes inscritas nas três divisões do Campeonato Gaúcho, com exceção da dupla Grenal”, explicou Arruda.

A Copa de Torcidas foi estruturada em oito grupos, sendo seis deles com cinco equipes e outros dois com seis times. A posição dos times nos grupos foi definida em um sorteio realizado de forma ao vivo na página da empresa nas redes sociais. “Toda a competição foi realizada com confrontos em turno único, com cada vitória valendo três pontos e o número de reações recebidas era o principal critério de desempate”, completou Francisco.

Ainda conforme Arruda, a participação das torcidas de Rio Grande foi o que mais lhe surpreendeu, pois somente os três clubes locais somaram mais de sete mil reações. “Eu acreditava que, por estar em Bagé, a dupla Bagua iria dominar a competição, mas a forma como as torcidas do São Paulo, Riograndense e Rio Grande abraçaram a Copa, foi uma grata surpresa. Hoje, a cidade de Rio Grande é a com maior alcance da página”, revelou.

Em contato com a reportagem, o presidente do Riograndense, Paulo André Neves, falou sobre essa conquista e a missão de conclamar o torcedor escarlate para a competição. “A mobilização da torcida foi espetacular. Desde sábado foi uma movimentação intensa nos grupos de WhatsApp e essa resposta mostra o mais puro amor deles com o FBC Riograndense. Isso motiva a gente e nos enche de orgulho em ver que a distância não apagou a paixão”, resumiu.

Está prevista para esta semana a entrega do troféu físico de campeão, ou melhor, dos troféus. Isso vai acontecer porque o Guri Teimoso, além de ter conquistado “dentro de campo” o torneio, também foi o clube que contabilizou o maior número de reações entre os 42 participantes desta primeira edição. No ranking divulgado pela organização, o time rio-grandino recebeu 4.148 reações, seguido pelo Cruzeiro, com 3.098, o Sport Club São Paulo, com 2.741, e o Tupi de Crissiumal, com 1.026 reações.