RG SEGUE EM BANDEIRA VERMELHA E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO É ESTENDIDO

  • Antes de passar a palavra ao secretário municipal de saúde, Maicon Lemos, Alexandre expressou seus sentimentos aos familiares das vítimas que morreram em decorrência da doença. Foto: Divulgação/Frame de vídeo

Por mais uma semana, a cidade do Rio Grande será regida pela bandeira vermelha no Modelo Papareia de Distanciamento Controlado. O anúncio foi realizado durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais do município, com a participação do prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, e os secretários municipais de Coordenação e Planejamento, Roque Werlang, e de Saúde, Maicon Lemos.

O chefe do executivo municipal foi bastante breve em sua explanação inicial e passou para Werlang a tarefa de anunciar a bandeira definida pelo Comitê Técnico de Saúde, após reunião realizada na manhã deste sábado. “Houve, na manhã de hoje, como todos os sábados ocorre, a avaliação qualitativa do Comitê que definiu pela manutenção da bandeira vermelha”, anunciou o secretário.

A retomar a palavra, Alexandre anunciou que, a partir da disponibilização de novos leitos nos hospitais Santa Casa e Universitário, além da reabertura da ala destinada ao tratamento de pacientes com suspeita e confirmação de Covid-19, o horário de funcionamento do comércio, que hoje acontece de quarta-feira a sábado, das 09h às 17h, passará a ser de segunda-feira a sábado, no mesmo horário estabelecido anteriormente para o chamado comércio de calçada.

“Pelo pleito que fizemos em nome da região sul, a possibilidade de protocolos que possam estar com bandeira laranja, nós acabamos decidindo que mantemos a bandeira vermelha pelos protocolos existentes de distanciamento, com todos os protocolos de cuidado que estão previstos também no decreto estadual, mas estendemos essa jornada para as atividades do comércio, alterando de segunda a sábado, nos mesmos horários”, anunciou.

“Mantemos a bandeira vermelha, porém ampliamos os dias de atendimento de algumas atividades, no caso, por exemplo, a atividade do comércio, que passa, não mais de quarta a sábado, passando a ser de segunda a sábado”, reforçou Lindenmeyer. Antes de passar a palavra ao secretário municipal de saúde, Maicon Lemos, Alexandre expressou seus sentimentos aos familiares das vítimas que morreram em decorrência da doença.

Durante a live, Lemos trouxe informações sobre as atividades realizadas ao longo da última semana no combate ao coronavírus. “Eu começo falando sobre as barreiras sanitárias que até o dia de hoje fizeram a abordagem educativa de em torno de 11 mil pessoas. Nessa abordagem é feito o controle de temperatura, são feitas orientações sobre a importância do uso da máscara, entre outras”, explicou.

Lemos também registrou que o projeto Oxigenar Pela Vida, que vai ao encontro do controle precoce de pacientes, já atendeu aproximadamente mil pessoas do grupo de risco. “Estão sendo, nos seus domicílios, avaliados com o controle da oximetria capilar, que é o controle da oxigenação circulante no sangue, que é um dos sintomas com relação ao Covid que é uma baixa dessa oxigenação”, detalhou Maicon.