ILUMINAÇÃO VIÁRIA DO CONTORNO DE PELOTAS TEM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

  • O projeto foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em janeiro e já concluído em dezembro de 2018. Fotos: Divulgação/Johny Calegaro/Mauro Porto

O sistema de iluminação do Contorno de Pelotas, implantado pela Ecosul, é exemplo de eficiência energética. São 916 luminárias com lâmpadas LED, distribuídas nos seis principais acessos e entroncamentos à cidade de Pelotas. A tecnologia LED além de ter maior vida útil, na prática, facilita a identificação de pessoas e veículos, contribuindo diretamente para segurança no tráfego.

Com este tipo de luminária, a economia de energia pode chegar a 80%, como alcançado em outros projetos com essa solução, na concessionária. Segundo o coordenador de conservação, Mauro Porto, para efeito de comparação, a potência total de todos os circuitos de iluminação do Contorno de Pelotas totalizam 121.828 W. “O que equivaleria a pouco menos da potência de 18 chuveiros elétricos, para se ter uma ideia”, explicou.

ilumina??o do controno de pelotas - cr?dito Mauro Porto_EcosulO projeto foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em janeiro e já concluído em dezembro de 2018, trazendo imediatos benefícios para o tráfego dos usuários da rodovia e segurança das comunidades lindeiras. “Entre os benefícios desse tipo de equipamento está a adoção da luz branca, que permite um foco mais direcional, com alto fluxo luminoso, e que não ofusca a visão dos motoristas”, detalhou Mauro.

Os pontos contemplados na BR-116 são o km 514, no acesso à Vila Princesa; o km 517, no acesso à Avenida Fernando Osório; o km 520, no acesso ao Sítio Floresta; o km 521, no acesso à Avenida 25 de Julho; o km 523, no Trevo da Fenadoce; e o km 525, no acesso à Avenida Herbert Hadler. Na Vila Princesa, por exemplo, foram implantadas 131 luminárias com 133 W cada, totalizando 17.423 W de potência instalada no circuito.

“As cargas estão distribuídas nas três fases da rede elétrica, de modo que não ocasione nenhuma sobrecarga no circuito”, garantiu o engenheiro. No comparativo, a potência total instalada no local é equivalente a três chuveiros elétricos, o que comprova a eficiência energética. “É importante frisar que a concessionária zela pelo pleno funcionamento da iluminação rodoviária e investe em tecnologia de ponta para iniciativas ecoeficientes como esta, que alcançou o seu objetivo”, finalizou.