DE PROCURADORA EM TRAMANDAÍ A TITULAR DA DP DE SJN – CONHEÇA A DELEGADA FERNANDA HABLICH

  • De perfil imediatista, ela acredita que ser policial é a forma de dar uma resposta mais célere para os problemas da sociedade. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Aos poucos, o gabinete da delegada Fernanda Campos Hablich vai ganhando as características da nova titular da delegacia da Polícia Civil de São José do Norte. No segundo dia de trabalho, já foram despachadas ocorrências e demais procedimentos, pois o lema da ex-procuradora jurídica de Tramandaí é não deixar o serviço para trás e dar uma resposta imediata para a vítima e a sociedade.

Natural de Osório e formada em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em 2013, Fernanda é filha de um casal de advogados, mas nunca pensou em ter a vida profissional pautada pela carreira como defensora. Desde seu ingresso como procuradora jurídica do município do litoral norte, o objetivo era se tornar delegada de polícia, tanto que parte dos salários recebidos foi utilizado para a compra de livros e aquisição de cursos preparatórios para a função policial.

Tanto tempo de dedicação garantiu a ela a oportunidade de ser um dos cem aprovados no concurso, que contou com a participação de 16 mil candidatos, e também a possibilidade de estar entre os 55 primeiros delegados formados com pelo menos três anos de prática jurídica. De perfil imediatista, ela acredita que ser policial é a forma de dar uma resposta mais célere para os problemas da sociedade.

Segundo ela, fazer o curso durante o período de pandemia foi extremamente desafiador. Apesar de ter sido aprovada e garantir a vaga extremamente concorrida, ainda assim o tempo de preparação era incerto e a frase mais utilizada por todos da Academia de Polícia (Acadepol) era "um dia de cada vez".

Ela lembrou que, além das aulas teóricas realizadas à distância, por meio de software cedido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), as demais atividades também tiveram a observação dos cuidados necessários e recomendados pelas autoridades sanitárias. Ainda segundo Fernanda, até mesmo as provas físicas foram realizadas com o uso de máscara facial e a chamada face shield, o que gerou um desgaste muito grande aos alunos.

Nas aulas de defesa pessoal, além desses equipamentos, também foram utilizadas luvas para evitar qualquer tipo de contágio. Em sua avaliação, todas essas medidas fizeram com que todos os 55 participantes chegassem ao final do curso preparados para atuação nas mais variadas situações. A missão, a partir de agora, é atuar para uma São José do Norte ainda mais segura e tranquila.

Impressionada com a boa estrutura da delegacia, Fernanda contou que a equipe é extremamente qualificada e engajada na realização das atividades e elucidação dos casos. Ela contou que durante a formação, os novos delegados foram ensinados de que o interior se constitui como a melhor escola para atuação e está extremamente disposta a ensinar e aprender com os colegas.

Ao final da entrevista, Fernanda fez um elogio à forma acolhedora como foi recebida pela delegada regional Lígia Furlanetto e também a maneira carinhosa como foi incluída junto à equipe da delegacia nortense. Para ela, a palavra que define a Delegacia de Polícia de São José do Norte é organização.