ARTESÃS DA UNIDADE RIO GRANDE DA AAPECAN RECORREM À TECNOLOGIA PARA MANTER CONTATO

  • Antes as oficinas ocorriam todas as segundas e quintas-feiras na sede da Aapecan. Agora, por estarem em casa, as voluntárias dos trabalhos manuais enfrentam a dificuldade de se reunirem no mesmo horário. Foto: Divulgação/Aapecan

Desde março deste ano, a fim de evitar aglomerações, os encontros presenciais do grupo de artesanato da Unidade Rio Grande da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer foram suspensos. Para matar a saudade, as artesãs se reúnem e trocam experiências por meio de chamadas de vídeo e do grupo de WhatsApp.

Com as mudanças impostas pela pandemia do Covid-19, as voluntárias da entidade tiveram que se adaptar. Antes as oficinas ocorriam todas as segundas e quintas-feiras na sede da Aapecan. Agora, por estarem em casa, as voluntárias dos trabalhos manuais enfrentam a dificuldade de se reunirem no mesmo horário.

Por isso, os encontros online ocorrem apenas duas vezes ao mês. Porém, isto não desanimou as artesãs. Castorina Medeiros e Iolanda Mesquita, por exemplo, passaram a produzir máscaras para serem doadas aos usuários da Aapecan.

A voluntária Aline Michel conta que sente muita falta das tardes animadas com as amigas. “Eu saía mais leve, porque por mais que cada uma tivesse seus problemas, aquele era um momento de total descontração”, disse. Ao menos, os encontros virtuais têm amenizado a saudade, afirmou ela.

As artesãs aproveitam estes momentos para trocar experiências, bater papo e dar risada. E apesar das circunstâncias, seguem produzindo peças de artesanato que podem ser adquiridas na sede da Unidade Rio Grande, rua General Abreu, 342, bairro Cidade Nova.