DENTISTAS SALVAM FILHOTES DE GAMBÁS CUJA MÃE HAVIA MORRIDO ATROPELADA, EM PINHAL DO SUL

  • Os pequenos animais foram então retirados da fêmea, colocados em uma caixa e transportados até a cidade de Esmeralda, onde foram entregues à Brigada Militar. Foto: Divulgação/BM

Nove filhotes de gambás-de-orelha-branca foram salvos por um casal de dentistas, na tarde do último sábado (5), depois que a mãe acabou sendo atropelada e morta, em Pinhal da Serra, município localizado a 324 km de Porto Alegre. Segundo as informações, os profissionais seguiam de carro, quando perceberam um animal caído na ERS 456.

Ao descer do veículo, a médica Denise Teixeira Teodoro constatou que ela estava morta, porém a barriga estava se mexendo. A dentista foi então verificar o que estava acontecendo e encontrou os filhotes dentro do marsúpio, espécie de bolsa em que esses animais se desenvolvem antes de completar o estágio da gestação.

WhatsApp Image 2020-09-08 at 12.38.37Os pequenos animais foram então retirados da fêmea, colocados em uma caixa e transportados até a cidade de Esmeralda, onde foram entregues à Brigada Militar. Os policiais fizeram contato com o Hospital Veterinário de Passo Fundo que aceitou acolher os filhotes para tratamento e alimentação.

Os gambás foram levados pelos policiais até o Grupo de Estudos de Animais Silvestres (Geas), local em que deverão permanecer até atingir a fase adulta e com isso ser devolvidos a vida na natureza. Os animais dessa espécie podem se reproduzir até três vezes no ano, dando de dez a vinte filhotes em cada gestação, processo que dura de doze a quatorze dias.

Os embriões nascem com apenas um centímetro de comprimento e se dirigem ao marsúpio, onde ocorre uma espécie de soldadura temporária da boca do embrião com a extremidade do mamilo da mãe. Os filhotes permanecem no marsúpio por cerca de 80 dias após o nascimento e quando crescem não são ainda capazes de viver sozinhos, sendo transportados pela mãe em seu dorso.