AOS 30 ANOS, DELEGADO FELIPE ZANATTA ASSUME A DPPA DE RG COM BOAS EXPECTATIVAS

  • Ciente de que cada um é responsável para a realização do todo, Zanatta (primeiro à direita) foi enfático ao solicitar a presença de sua equipe na foto que ilustra essa reportagem. Foto: Rodrigo de Aguiar

A Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Rio Grande tem novo titular. O delegado Felipe Zanatta assumiu as funções na manhã desta segunda-feira, após se formar no curso preparatório promovido pela Polícia Civil no período da pandemia do novo coronavírus.

As primeiras horas do dia serviram para conhecer os novos colegas e organizar a sala de onde irá despachar documentos e assinar os boletins de ocorrência. A DPPA pode ser facilmente comparada a um Pronto Socorro, onde as pessoas vítimas de algum tipo de crime procuram por atendimento.

Formado em Direito pela Universidade do Extremo Catarinense (UNESC), em dezembro de 2013, Zanatta disse que a profissão de delegado de polícia promove uma dinâmica que permite conciliar a parte jurídica com a prática. As expectativas do jovem delegado, de 30 anos, são as melhores possíveis.

Aprovado em um concurso para o mesmo cargo na Polícia Civil de São Paulo, Zanatta optou pelo Rio Grande do Sul em razão da proximidade com a sua terra natal: o município de Criciúma. Seu compromisso incial é agir da forma mais completa possível para substanciar o trabalho das demais delegacias.

Felipe é um dos 55 delegados que participaram do primeiro concurso que exigiu dos candidatos três anos da experiência jurídica. Somado a isso, veio a pandemia do coronavírus que obrigou a Acedemia de Polícia (Acadepol) a adaptar a formação dos profissionais para garantir a realização do curso.

Na visão de Zanatta, “a manutenção do curso de formação nessa época foi um grande desafio”. Ainda segundo ele, os equipamentos de proteção individual foram constantemente renovados, o que fez render um elogio ao governo do estado, nas pessoas do governador Eduardo Leite, o vice, delegado Ranolfo, e a chefe de polícia, Nadine Anflor.

Ele também destacou a boa recepção da delegada regional, Lígia Furlanetto, e dos demais servidores que estão sendo bastante solícitos e dispostos a auxiliar no início dos trabalhos. Ciente de que cada um é responsável para a realização do todo, Zanatta foi enfático ao solicitar a presença de sua equipe na foto que ilustra essa reportagem.