NOVO POSTO IV RECEBE O NOME DE MAGNO JOSÉ SPADARI EM HOMENAGEM AO MÉDICO CIRURGIÃO

  • Atualmente, o espaço conta com 54 peças que foram totalmente adaptadas às condições de acessibilidade previstas na legislação e possui apenas a fachada como característica de prédio histórico. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Em um ato simbólico por conta da pandemia e das medidas de distanciamento social, a Prefeitura Municipal entregou as obras de reforma do antigo Posto IV, localizado na Avenida Major Carlos Pinto. A nova unidade homenageia um dos grandes nomes da medicina na cidade, um profissional dedicado e comprometido com as questões da saúde: o médico pediatra e cirurgião, Magno José Spadari.

O espaço, conhecido popularmente como um posto de vacinas, abrigará as quatro vigilâncias em saúde, o setor de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) também será transferido para o novo local, assim como o Conselho Municipal de Saúde, que manterá uma sala de vacinação e uma unidade de pediatria. Ele não funcionará como uma unidade 24 horas, permancendo disponíveis as que já estão em funcionamento no município.

20200718_144618(0)De acordo com o prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, em entrevista exclusiva ao site Papareia News, na noite deste sábado, foram realizadas reformas nos setores hidráulico e elétrico, além da adaptação de todo o sistema de lógica, para a instalação dos equipamentos que necessitam de conexão com a internet. Avaliada em mais de R$ 1 milhão, a obra teve início em 2018 e parou por alguns momentos durante sua execução.

Atualmente, o espaço conta com 54 peças que foram totalmente adaptadas às condições de acessibilidade previstas na legislação e possui apenas a fachada como característica de prédio histórico. O nome da nova unidade foi escolhido a partir de uma discussão com o setor de saúde que buscava homenagear alguma personalidade local que tivesse ao longo de sua vida tratado a saúde de forma dedicada, qualificada e humanizada.

O nome do médico Magno José Spadari surgiu como referência, por ter sido, além de médico cirurgião, pediatra, professor da Faculdade de Medicina e conselheiro estadual do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul. A UTI pediátrica do Hospital Universitário também recebeu o nome do profissional, por conta de sua dedicação e preocupação com o trato das questões ligadas a saúde e a medicina.

“O doutor Magno era uma pessoa abnegada. Um profissional que marcou gerações pelo olhar de atendimento. Criou gerações de médicos que estão hoje espalhados pelo mundo. Tinha um olhar de cuidado”, pontuou Lindenmeyer. A viúva de Spadari reside no município de Garibaldi, na serra gaúcha, e deverá vir a Rio Grande no final de setembro, quando Alexadre irá apresentar a ela o prédio e a estrutura entregue à comunidade.