FURG MANTÉM A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS ATÉ O FINAL DE 2020

  • As avaliações periódicas continuarão sendo realizadas, bem como os trabalhos das Comissões Acadêmica e de Proteção e Cuidado, no sentido de planejar um retorno presencial seguro. Foto: Divulgação/Altemir Viana

O Comitê de Monitoramento do Coronavírus (Covid-19) da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) reuniu-se, por videoconferência, na última quinta-feira (3), para avaliar o contexto da pandemia no Brasil e no Estado, observando particularmente o cenário nos municípios em que a Furg tem campus.

O posicionamento dos membros do Comitê durante as discussões foi de que não existe segurança para retornar às atividades letivas presenciais na universidade até o fim do primeiro semestre do Calendário Emergencial 2020-2021, que encerra em 7 de dezembro de 2020, conforme previsto na deliberação 29/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea).

Foram considerados os riscos de uma grande mobilização de pessoas de outras regiões do país para os municípios em que a Furg tem campus, bem como a saturação dos sistemas públicos de saúde no Estado, em um contexto em que a pandemia ainda não dá sinais evidentes de controle.

As avaliações periódicas continuarão sendo realizadas, bem como os trabalhos das Comissões Acadêmica e de Proteção e Cuidado, no sentido de planejar um retorno presencial seguro, com protocolos adequados, preservando a saúde da comunidade universitária em todos os campi da Furg.

O plano de contingência da universidade foi atualizado para incluir a suspensão das aulas, eventos e atividades extracurriculares presenciais até o final do primeiro semestre do calendário emergencial 2020-2021. O plano atualizado pode ser acessado aqui.