IPÊS EM RG COMEÇAM A FLORESCER COM A PROXIMIDADE DA PRIMAVERA

  • O vegetal é tão importante para o país que, em 1961, o então presidente da república, Jânio Quadros, oficializou o Ipê-amarelo como sendo a Flor Nacional. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Setembro já entrou e a boa nova da letra da música Sol de Primavera, do cantor Beto Guedes, começa a andar não só nos campos, mas também na cidade. Com a proximidade da estação das flores, já é possível perceber um novo colorido ao transitar por ruas e praças do município, com destaque para os Ipês existentes na Marechal Deodoro e na Praça Xavier Ferreira.

20200903_141300Na tarde desta quinta-feira, a reportagem do site Papareia News esteve nestes dois endereços para fotografar o processo de florescimento de Ipês amarelos e rosas, respectivamente. O vegetal é tão importante para o país que, em 1961, o então presidente da república, Jânio Quadros, oficializou o Ipê amarelo como sendo a Flor Nacional.

De acordo com o site Invivo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), “Ipê é uma palavre de origem tupi, que significa árvore cascuda e é o nome popular usado para designar um grupo de nove ou dez espécies de árvores com características semelhantes de flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilás”. Os Ipês fazem parte da família dos Jacarandás.

Segundo o blog Mata Nativa, “o Ipê é a árvore brasileira mais conhecida, mais cultivada e, sem dúvida, a mais bela. Não há região do país onde não exista pelo menos uma espécie dele”. Ainda conforme o portal, “existe uma crença popular de que, quando o Ipê-amarelo floresce, não vão ocorrer mais geadas”.