CICLONE EXTRATROPICAL SE FORMARÁ NA FOZ DO RIO DA PRATA NESTA QUARTA-FEIRA

  • De acordo com a Metsul Meteorologia, o ciclone deverá se originar na região da foz do Rio da Prata, mas não reunirá as características de um ciclone bomba, como o registrado nos dias 30 de junho e 1º de julho deste ano. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

O vento forte e a chuva constante que atingem a cidade do Rio Grande e a região desde ontem são frutos da formação de um ciclone extratropical na costa do Uruguai. Esse fenômeno meteorológico causou a impraticabilidade do canal de acesso ao Porto pela Praticagem da Barra, que emitiu aviso de ressaca entre o Arroio Chuí e Laguna.

De acordo com a Metsul Meteorologia, o ciclone deverá se originar na região da foz do Rio da Prata, mas não reunirá as características de um ciclone bomba, como o registrado nos dias 30 de junho e 1º de julho deste ano. Segundo a projeção, o fenômeno deverá se afastar rapidamente da costa entre quinta e sexta-feira.

Ainda conforme a Metsul, “no Rio Grande do Sul o sistema pode trazer vento forte indiretamente. Isso porque com o aprofundamento de centro de baixa pressão sobre o Uruguai vai atuar uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera, uma espécie de corredor de vento a cerca de 1.500 metros de altitude”.

Em Rio Grande, a Defesa Civil registou ventos na casa dos 59 km/h e chamados referentes a árvores com risco de queda. A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) ainda não contabilizou números expressivos de clientes sem luz e classificou os chamados recebidos até agora como reclamações de rotina.