SUBSÍDIO AO TRANSPORTE COLETIVO PODE SER CAMINHO PARA MUDANÇA NA FORMA DE REMUNERAÇÃO DO SISTEMA

  • Para efeitos da média, são considerados passageiros beneficiários das gratuidades as pessoas idosas e deficientes. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

O anúncio da Prefeitura Municipal da concessão de um subsídio para o transporte coletivo possui um significado muito maior do que o valor que será propriamente repassado. A iniciativa, segundo as empresas operadoras do sistema, mostra que os poderes executivo e legislativo estão abertos para a possibilidade de discussão de uma nova forma de remuneração do serviço que não penalize somente o usuário comum.

Pela proposta, o município irá fazer um cálculo da média de passageiros transportados nos últimos três meses, que utilizaram o benefício da gratuidade, e com base nisso repassará o valor às empresas. Ainda conforme o executivo, a ajuda permanecerá durante a vigência do decreto que estabeleceu a situação de calamidade pública ou enquanto permanecerem os efeitos da crise econômica instaurada por conta da pandemia de Covid-19.

“Primeiramente é preciso parabenizar os poderes executivo e legislativo pela iniciativa. Trata-se de um momento muito importante de abertura da discussão de uma nova forma de remuneração do sistema. Seu significado é muito maior do que o valor em si”, afirmou a gerente operacional da Noiva do Mar Mobilidade, Edneuman Assunção. Para efeitos da média, são considerados passageiros beneficiários das gratuidades as pessoas idosas e deficientes.

O valor correspondente ao mês de julho já foi depositado, cerca de R$ 270 mil, e permitiu que a empresa pudesse fazer o pagamento de pelo menos 50% da folha. A outra metade será paga nos próximos dias, sendo 25% no dia 21 de agosto e os outros 25% no dia 28 do mesmo mês. “Não se trata da solução dos problemas enfrentados pelo transporte coletivo, mas é muito bem vinda”, finalizou a gestora.