PODEROSA MASSA DE AR POLAR DEVERÁ ATINGIR METADE DO PAÍS NO MEIO DA SEMANA

  • Ainda segundo a publicação, por conta de suas dimensões, o que a faz ser chamada de bolha de ar antártico, a frente fria severa afetará também o Paraguai, Bolívia, Uruguai, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela. Foto: Divulgação/Metsul Meteorologia

A Metsul Meteorologia emitiu em seu site, na noite deste domingo, um alerta sobre uma poderosa massa de ar polar que deverá atingir metade do país nesta semana, “com o potencial de ser um evento histórico de frio e neve”. Conforme as informações, o ar antártico avançará pela Argentina e deverá afetar o sul, centro-oeste, o sudeste e parte do norte do Brasil.

Ainda segundo a publicação, por conta de suas dimensões, o que a faz ser chamada de bolha de ar antártico, a frente fria severa afetará também o Paraguai, Bolívia, Uruguai, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela. “Assim, a influência do ar frio, mesmo que modesta, deve atravessar a linha do Equador e chegar ao Hemisfério Norte, onde é verão”, complementa o alerta meteorológico.

A Metsul adianta que os efeitos serão sentidos a partir da próxima quarta-feira, no estado. “A quinta, a sexta e o começo do sábado serão dias de muito frio no sul do Brasil. Como a massa de ar será por demais gelada, é comum que chegue com vento moderado a forte que vai trazer sensação térmica com valores muito baixos, negativos em muitas localidades”, anunciou.

O alerta completo pode ser conferido clicando aqui.