RESTAURAÇÃO DO THEATRO SETE DE ABRIL ESTÁ 38,6% CONCLUÍDA, EM PELOTAS

  • Os recursos são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas/Iphan, do governo federal. Foto: Divulgação/Gustavo Vara

As obras de restauração do Theatro Sete de Abril, iniciadas em 23 de setembro de 2019, em Pelotas, prosseguem com 38,66% de execução até o momento. A chamada Etapa 2, primeira fase do restauro do prédio, está em andamento, com R$ 2.352.668,30 investidos do total do valor destinado, de R$ 6.083.997,75, para essa parte da intervenção.

Os recursos são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas/Iphan, do governo federal. O trabalho é realizado pela Construtora Biapó Ltda, com fiscalização da Prefeitura de Pelotas, via Secretaria de Cultura (Secult).

Quem passa em frente ao Sete, no Centro Histórico de Pelotas, pode perceber a mudança do visual da fachada, com a pintura à base de cal, recomendada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Entre a parte externa e a interna, já terminaram os serviços de arqueologia no pátio, escavação, construção de Caixa Cênica em estrutura metálica, parede em gesso acartonado, pintura interna e em forros.

Detalhes do restauro

Para os banheiros ocorreu a instalação de cuba de sobrepor, lavatório em louça e bancada de granito com saia. Foram instaladas tubulação para sonorização, malha de cobertura e barras de descida para SPDA, estrutura metálica destinada à cobertura de vidro aramado, guarda-corpos de madeira com corrimão no mesmo material para o anexo administrativo, rodapé em argamassa e janelas.

A obra teve início no dia 23 de setembro de 2019 e parou entre 24 de março e 15 de abril, por conta das exigências de distanciamento social adotadas, com o avanço do novo coronavírus no município. A pausa, no entanto, não deve alterar significativamente a previsão de término.

A segunda fase do restauro, a Etapa 3, deverá ser licitada, e está em fase de atualização de orçamentos. Nela, serão colocados equipamentos e mobiliário do teatro, como poltronas, cortina, iluminação, climatização e sistema de som.

Relembre o caso

O Theatro Sete de Abril foi interditado pelo Ministério Público há uma década, no ano de 2010. O primeiro estágio de recuperação da edificação foi concluída em 2014, com a reabilitação da cobertura. O imóvel foi tombado pelo Iphan em 1972, quando passou a integrar o Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil. A sua inauguração ocorreu no ano 1833, o que o tornava, antes do seu fechamento, um dos teatros mais antigos do País ainda em funcionamento.