BANDA DA BRIGADA MILITAR REALIZA APRESENTAÇÃO PARA IDOSOS DO ASYLO

  • A iniciativa começou no ano passado, nos lares de idosos de Pelotas, e durante a programação de aniversário do CRPOSul, está percorrendo os 27 municípios inseridos na área de atuação do comando. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Os cerca de 60 idosos do Asylo Morada das Flores Residência Assistida tiveram uma tarde de segunda-feira diferente nessa época de pandemia. Das janelas dos quartos, eles acompanharam a apresentação da banda do Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPOSul), que tocou músicas de todos os estilos, dentro do projeto chamado Banda de Música com os Idosos.

De acordo com o sargento Joel, o projeto tem como objetivo aproximar a instituição dessas pessoas que, por conta das medidas de distanciamento social, não podem receber nem mesmo os familiares. A iniciativa começou no ano passado, nos lares de idosos de Pelotas, e durante a programação de aniversário do CRPOSul, está percorrendo os 27 municípios inseridos na área de atuação do comando.

20200824_161816“São pessoas que tanto contribuíram para a sociedade no passado e atualmente estão sozinhas, sem acesso a cultura ou alguma atividade que estimule o resgate da autoestima”, explicou o sargento Joel. A apresentação teve duração de cerca de 40 minutos e por trás das janelas, os idosos interagiam com os integrantes da banda.

A apresentação também foi um bom momento para relembrar os velhos tempos, inclusive as épocas de carnaval, com a reprodução de marchinhas conhecidas pelos idosos. “A música tem a capacidade de tocar nos mais profundos sentimentos das pessoas, permitindo que se livrem das amarras emocionais”, completou Joel.

A banda, que possui atualmente 13 integrantes, foi fundada em 1931, quando o 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Pelotas, ainda se chamava 4º Regimento de Infantaria, sob o comando do tenente-coronel José Rodrigues Sobral. Ela possui como mestre o tenente Xavier e conta com instrumentos de madeira, sopro e percussão.

"Ficamos muito contentes e surpresos pela boa vontade dos integrantes da banda em fazer essa apresentação, pois é um momento de muita carência. Eles estão sem ver os familiares há quatro meses e nós estamos tomando todas as medidas cabíveis e necessárias. A gente fica muito feliz", garantiu a administração do Asylo.

Confira essas e outras imagens clicando aqui.