PORTOS DO RS CONTAM COM SISTEMAS DE SEGURANÇA PARA OPERAÇÕES DE CARGAS

  • Conforme a autarquia, o nitrato de amônio, material altamente inflamável e que pode ter causado a tragédia no Líbano, não é armazenado nas instalações portuárias do estado. Foto: Divulgação/Portos RS

As instalações dos complexos portuários do Rio Grande do Sul estão com o licenciamento ambiental vigente e contam com autorizações regulares para operação, incluindo o gerenciamento de segurança necessário para o armazenamento e movimentação de cargas e materiais inflamáveis.

Nesta quinta-feira (20), a Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul finalizou o inventário referente ao manejo de cargas de alto risco, atendendo ao pedido da Secretaria de Logística e Transportes. Em Rio Grande, foram encontrados em instalações privadas 248 produtos considerados perigosos, mas com sistema rigoroso de prevenção.

Conforme a autarquia, o nitrato de amônio - material altamente inflamável e que pode ter causado a tragédia no Líbano -, não é armazenado nas instalações portuárias do estado. O inventário foi coordenado pelo diretor de qualidade, segurança e meio ambiente da Superintendência, Henrique Ilha, que vistoriou instalações privadas e produtos perigosos nas áreas portuárias de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre.

De acordo com o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, a realização da auditoria nos portos do estado foi uma ação de caráter preventivo, indispensável neste momento. "Vistoriar nossas instalações significa antecipar qualquer tipo de problema ou contratempo. Temos a responsabilidade de preservar vidas e de prevenir tragédias", explicou.