DNIT CONCLUI ACOMPANHAMENTO DE FAMÍLIAS REALOCADAS NO CONTORNO DE PELOTAS

  • O subprograma de Compra Assistida, que é uma modalidade de reassentamento involuntário, previa que cada família recebesse duas visitas, sendo uma seis meses após a realocação e outra ao completar um ano. Foto: Divulgação/DNIT

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) finalizou, em julho, o acompanhamento social de 23 famílias que viviam em situação de vulnerabilidade e foram realocadas das margens da BR-116 e da BR-392, em Pelotas. A ação, que foi necessária para permitir o avanço das obras de duplicação, teve início no fim de 2017 e incluía também o monitoramento destes moradores pelo período de um ano a contar da data de cada mudança de domicílio.

O subprograma de Compra Assistida, que é uma modalidade de reassentamento involuntário, previa que cada família recebesse duas visitas, sendo uma seis meses após a realocação e outra ao completar um ano. O objetivo era dar amparo estrutural e psicológico durante este momento de adaptação a nova realidade.

De março a julho deste ano, o apoio foi realizado de forma remota, por meio de ligações telefônicas, devido à deflagração da pandemia do novo coronavírus e priorizando a saúde de alguns beneficiários que fazem parte do grupo de risco.

Passando de uma condição irregular para proprietárias de um lar, as famílias puderam optar por mudar de bairro ou até mesmo de cidade. O beneficiário Sérgio Bichetti, porém, quis permanecer perto do imóvel de origem. “Eu não tenho do que reclamar. Foi tudo ótimo e eu estou vivendo em uma casa de cinema”, afirmou.

O trabalho desempenhado neste processo impulsionou a Gestão Ambiental do empreendimento a produzir e lançar o documentário “Sobre rodovias & vidas: memórias do acompanhamento social na compra assistida”. O material pode ser acessado clicando aqui.