OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO E MACRODRENAGEM NA VILA MARIA MUDAM A PAISAGEM NO BAIRRO

  • A secretária do GPPE, arquiteta Andréa dos Santos, afirmou que a obra é uma necessidade para a localidade. Fotos: Divulgação/PMRG

Na Avenida Itália, no bairro Vila Maria, há uma obra de infraestrutura esperada há anos pelos moradores da região: o projeto de macrodrenagem e pavimentação que abrange, também, outras duas ruas: a Pedro Carneiro Pereira e Vitor Sacavem. As obras estão na fase inicial e têm previsão de investimento de mais de R$ 2,6 milhões, tendo como fonte de recursos o PAC Macrodrenagem e o Finisa.

Os projetos nas duas ruas e na avenida, no trecho compreendido entre as duas vias, formam uma área aproximada de pavimentação de 10.537m² e 2.912 m de tubulações. "São obras importantes, aguardadas há décadas pelos moradores e que irão resolver problemas históricos do bairro. Quem ganha com isso é a nossa comunidade, que fiscaliza e participa conosco através das Comissões de Acompanhamento de Projeto (CAPs)”, avaliou o prefeito Alexandre Lindenmeyer.

Conforme a engenheira Ana Paula Mesquita Cichowski, que atua no desenvolvimento do projeto, junto com a engenheira Bruna Porciuncula Alté, “esta é uma obra de macrodrenagem, levando em consideração as duas microbacias hidrográficas presentes no bairro”. Com esse projeto, ela explica que vai ser realizada a drenagem nas Ruas Vitor Sacavén e Rua Pedro Carneiro Pereira, que se interligam através da drenagem da Avenida Itália, onde cruza a via até chegar no corpo hídrico receptor. “Por ser uma obra de macrodrenagem, no futuro, sistemas de drenagem de outras vias do bairro, também, poderão escoar pela drenagem desse projeto”, acentuou.

A secretária do Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE) da Prefeitura, arquiteta Andréa dos Santos, afirmou que a obra é uma necessidade para a localidade, pois, além do aspecto social e de qualidade de vida para a população, trata do recolhimento das águas. “A obra é como se fosse um grande canal condutor das águas. Ela é fundamental para garantir uma estrutura urbana adequada para cidade, comportar o seu próprio crescimento e a para a consolidação do desenvolvimento e da infraestrutura urbana nos bairros e na cidade do Rio Grande”.

Execução

Ruas Pedro Carneiro Pereira e Vitor Sacavem 2 - vila Maria FOTO CAPA rede de drenagem na Avenida Itália está sendo executada com duas linhas de tubulações de 1000 mm, receptando a rede de drenagem das Ruas Pedro Carneiro Pereira e Vitor Sacavén e conduzindo quatro linhas de tubulações de 1000 mm, cruzando a Avenida Itália até vala existente que deságua no Saco da Mangueira.

Já a pavimentação na Avenida Itália é executada apenas para desvio do trânsito, a fim de possibilitar a obra de drenagem que atravessa a via. Vai ser realizada com pavimentação asfáltica, mantendo as condições de tráfego na via. Também será realizado aterro de saibro onde for necessário para compatibilizar as pavimentações no local.

Assim como a repavimentação do trecho que será afetado pela travessia de drenagem, informou a secretária. Dentro do projeto, o total definido para pavimentação asfáltica na Avenida Itália é de 1064 m², o que corresponde 225m lineares.

Já na Rua Pedro Carneiro Pereira, são 5.593 m² de blocos de concreto. Isso corresponde a 774m lineares e 1.615m de assentamento de meios-fios. Por último, o projeto de pavimentação da Rua Vitor Sacavén prevê a colocação de 3.800 m² de blocos de concreto o que corresponde a 774m lineares e 1.184m de assentamento de meios-fios. Neste local haverá, ainda, o assentamento de blocos de concreto intertravado, com base de saibro e assentamento de meios-fios.