POLICIAL DA ROCAM ENVOLVIDO EM ACIDENTE SEGUE EM PROCESSO DE RECUPERAÇÃO

  • Um capitão médico do Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPOSul) está acompanhando caso desde o dia do acidente. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

O policial militar, integrante da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM), que se acidentou na última quarta-feira, segue internado no Hospital Santa Casa em processo de recuperação. O servidor acabou sendo vítima de uma colisão no cruzamento das ruas Maurício Sirotsky Sobrinho e Tiradentes, no bairro Hidráulica, quando acompanhava uma motocicleta suspeita que acabou fugindo.

De acordo com o major Anderson Castro, que responde pelo comando do 6° Batalhão de Polícia Militar (BPM), um capitão médico do Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPOSul) está acompanhando caso desde o dia do acidente. O militar também tem feito contato constante com a equipe médica que realizou a cirurgia no policial e é atualizado constantemente de seu estado de saúde.

O comando da unidade também vem prestando o apoio necessário a família do brigadiano que ainda está muito assustada com tudo que aconteceu. Ainda conforme Castro, a família cogita a transferência do policial para o Hospital da Brigada Militar (HBM), em Porto Alegre, decisão que passa exclusivamente pela deliberação deles e sem nenhuma interferência do 6º BPM.

"A Brigada Militar possui todos os meios necessários para viabilizar a logística de transferência do policial militar, porém essa decisão não depende do comando local, mas sim exclusivamente da família do servidor e de seu estado se saúde", explicou o oficial. O militar está lúcido, falando normalmente e durante o final de semana sentiu alguns estímulos que são frutos do processo de recuperação da medula espinhal que foi comprimida.

A expectativa do comando da unidade e dos policiais que trabalham junto com o militar é de que ele possa se recuperar em breve. Já os colegas da ROCAM estão dispensados do serviço até esta terça-feira, quando haverá uma reunião para definir o futuro do serviço no município, mas se depender dos policiais motociclistas ele deve continuar sendo realizado.

"Essa é uma decisão que submetemos aos policiais da ROCAM e mesmo antes da reunião, marcada para amanhã, eles sinalizaram a sequência das atividades em sinal de consideração ao colega por tudo que contribuiu nesse período e em respeito a comunidade rio-grandina", adiantou Castro. Um inquérito policial militar foi aberto para apurar as causas do acidente, assim como uma sindicância especial de acidente de serviço, procedimento para verificar as circunstâncias em que o policial estava no momento da colisão.

O motorista envolvido no acidente era um idoso que comumente passa pelo local, las que teria se distraído com as luzes e a sirene da primeira motocicleta que estava no acompahamento tático dos suspeitos. Nesse sentido, Castro reforçou o pedido para que os motoristas tenham atenção no trânsito e que, ao chegar em uma rótula ou cruzamento, respeitem a placa de pare e observem se não há aproximação de viaturas policiais ou outros veículos de emergência.