CIE, UMA ÁREA DE ESPORTE E LAZER PARA A COMUNIDADE USUFRUIR NO PÓS-PANDEMIA

  • Na modalidade do atletismo do complexo, faz parte uma pista de 100m, outra pista de salto triplo e em distância, além da estrutura para arremesso de peso. Foto: Marcos Jatahy/PMRG

Depois de meses sob um estado de pandemia, muitas atividades deverão ser retomadas em vários ambientes públicos. Um destes locais está sendo construído por uma empresa contratada pela Prefeitura do Rio Grande e deve atrair os adeptos de práticas esportivas: é o novo Centro de Iniciação ao Esporte, ou apenas CIE. A obra, que na nomenclatura oficial é a Praça da Cidadania – Esporte, está localizada no bairro Parque Marinha, na Avenida dos Grandes Lagos junto à praça Albatroz.

Com cerca de 30% do projeto concluído, o CIE tem investimento previsto de pouco mais de R$ 5,6 milhões e, durante a pandemia, os trabalhos foram reiniciados. A área total da obra é de 10.500m2. Na modalidade do atletismo do complexo, faz parte uma pista de 100m, outra pista de salto triplo e em distância, além da estrutura para arremesso de peso.

Um ginásio para abrigar diferentes modalidades esportivas como futsal, handebol, voleibol e basquetebol em uma quadra de 40x20m com piso sintético faz parte do projeto. Sanitários, vestiários, área para academia e salas administrativas estão incluídas. No projeto consta, ainda, uma plataforma elevatória para acesso ao andar superior para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) e o fechamento do terreno com alambrado. O sistema de aquecimento solar é uma das novidades no CIE.

Extensão do ambiente escolar

Conforme a secretária do Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE), Andréa dos Santos, a proposta com o projeto do CIE tem um conceito de extensão do ambiente escolar. “É um equipamento multiuso para identificação de talentos e formação de atletas, que deve estimular o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento nacional. Esse projeto busca a ampliação da oferta de instalações esportivas públicas com requisitos oficiais para incentivo à prática esportiva em territórios de vulnerabilidade social”, acrescentou a secretária.

Como módulo de apoio, o Centro de Iniciação ao Esporte vai possuir arquibancada, academia, espaço para academia, enfermaria, vestiários, sanitário para público, copa, sala de professores e técnicos e um depósito, além de salas de administração. A equipe que acompanha o andamento da obra do CIE tem como revisora do projeto a arquiteta Juliana Mühlenberg Soares e o grupo de profissionais da área de fiscalização é coordenado pela engenheira Beatriz Cristina Costa Prado.