COMANDO DO 5º DISTRITO NAVAL COMEMORA 74º ANIVERSÁRIO

  • O 5º DN foi fundado em 1946, na cidade de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Em 1983, a sede foi alterada para a cidade do Rio Grande e, em agosto de 1984, passou a funcionar na atual instalação. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A Marinha do Brasil (MB) comemora, no dia 8 de agosto, os 74 anos de criação do Comando do 5º Distrito Naval (DN). Em virtude da pandemia do coronavírus, a cerimônia comemorativa ao aniversário será realizada de forma restrita, no dia 11 de agosto, na sede do Comando, em Rio Grande.

O 5º DN foi fundado em 1946, na cidade de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Posteriormente, foi transferido para a capital do estado, Florianópolis. Em 1983, a sede foi alterada para a cidade do Rio Grande e, em agosto de 1984, passou a funcionar na atual instalação.

Atualmente, o Comando integra 22 Organizações Militares subordinadas com uma força de trabalho de 2.993 homens e mulheres, entre marinheiros, fuzileiros e servidores civis. Sua missão é executar operações navais nas áreas marítimas e fluviais sob seu comando, e também operações terrestres de caráter naval em sua área de jurisdição, que compreende os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

O 5ºDN cumpre a responsabilidade da MB na região sul do Brasil abrangendo uma área terrestre de 377 mil km2, que faz fronteira com dois países; uma área marítima de socorro e salvamento de 790 mil km2; um extenso litoral de 1.153 km2, além de milhares de milhas de rios navegáveis e lagoas, que abarcam importantes portos do cenário nacional e do Mercado Comum do Sul, o Mercosul.