FÉ E DEVOÇÃO À SÃO CRISTÓVÃO LEVAM CENTENAS DE PESSOAS ÀS RUAS DE RIO GRANDE


Centenas de pessoas acompanharam na manhã de ontem a procissão em homenagem a São Cristóvão. A festa, que está em sua 25ª edição, contou com a presença de bicicletas, motos, carros, caminhões e ônibus que percorreram o trajeto de mais de uma hora pelas principais ruas da cidade.

As comemorações dedicadas ao santo tiveram início na última segunda-feira, quando várias missas móveis foram realizadas em diversos pontos da cidade com a intenção de possibilitar que todos homenageassem o padroeiro dos motoristas. Como dia 25 caiu no meio da semana à celebração aconteceu neste domingo.

Como de costume, a Avenida Presidente Vargas ficou tomada por veículos que carregavam faixas e cartazes agradecendo pela proteção concedida nas estradas e até mesmo com mensagens de consciência no trânsito. Às 9h foi realizada na igreja do Educandário Coração de Maria uma missa que reuniu os motoristas ali presentes.

Logo em seguida a imagem foi colocada em um caminhão do Corpo de Bombeiros e seguiu por diversas ruas e avenidas da cidade sendo recebida com aplausos em todos os lugares que passava. O ponto mais alto da procissão aconteceu no Porto Novo, na Avenida Honório Bicalho os motoristas fizeram o tradicional ziguezague e possibilitaram um belo espetáculo.

Já no centro histórico, a imagem circulou pelas ruas Riachuelo, General Osório e Maximiliano da Fonseca tendo como fundo a bela imagem da Lagoa dos Patos. Na sequência, a procissão ingressou na Avenida Portugal e partiu para sua parte final, tendo como destino a paróquia São José Operário, onde aconteceria a tradicional benção dos veículos.

Para o motorista Rodrigo Silveira, participar da procissão é a forma como se pode agradecer a São Cristóvão pela proteção recebida e para renovar os pedidos. Ele, que trabalha como motorista de ônibus, conta que está cada vez pior dirigir no trânsito da cidade e a fé e devoção ao santo são indispensáveis. “Sempre gostei de dirigir, mas está ficando muito complicado, ninguém respeita nada” lamenta ele.

Ao final foi servido um churrasco para quase 200 pessoas, que teve os ingressos esgotados antes mesmo do final de semana.

Matéria: Rodrigo de Aguiar

Fotos: José Silveira

rodrigo@papareianews.com

josé@papareianews.com