PROCISSÃO VIRTUAL E TRÍDUO NAS REDES SOCIAIS MARCARÃO FESTA DE SÃO CRISTÓVÃO E DO MOTORISTA

  • A medida, além de atender as determinações das autoridades sanitárias, também serve para preservar a saúde dos fiéis e evitar a formação de aglomerações. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A pandemia do coronavírus e as medidas impostas pelas autoridades sanitárias têm alterado a forma de relacionamento entre as pessoas, assim como as celebrações religiosas no município. Depois de limitar as homenagens a São Pedro, padroeito da cidade e dos pescadores, a tradicional procissão motorizada de São Cristóvão não acontecerá em 2020.

Para evitar que a data passe em branco, a Diocese do Rio Grande, por meio da Paróquia São José Operário, está organizando um comemoração virtual, através de suas redes sociais. A programação será composta por um Tríduo, nos dias 23, 24 e 25 de julho, sempre às 18h pelo Facebook, onde serão lembradas comunidades católicas do município.

Na quinta-feira, dia 23, o tema será São Cristóvão e os Motoristas e a comunidade lembrada será a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Na sexta-feira, dia 24, a temática será São Cristóvão e os Colaboradores, cujas comunidades lembradas serão as do Imaculado Coração de Maria e de São Cristóvão.

No sábado, dia 25, o tema abordado será São Cristóvão e o Cuidado com a Vida e a comunidade Nossa Senhora das Graças será lembrada na oportunidade. Já no domingo, quando seria realizada a tradicional procissão pelas principais ruas e avenidas da cidade, as pessoas estão convidadas a postar fotos de procissões de anos anteriores.

Nesse sentido, a Diocese solicita que as pessoas, ao postarem suas fotos, usem a hashtag #SomosFamiliaDeSaoJose e marquem a paróquia nas publicações. A medida, além de atender as determinações das autoridades sanitárias, também serve para preservar a saúde dos fiéis e evitar a formação de aglomerações.