HU-FURG RECEBE NOVOS EQUIPAMENTOS PARA UNIDADE DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

  • Os equipamentos adquiridos são de tecnologia totalmente digital, trazendo ao HU-Furg e para a população atendida via Sistema Único de Saúde (SUS) o que há de mais moderno em equipamentos de imagem. Foto: Divulgação/HU-Furg

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), recebeu, no final de julho, os novos equipamentos de mamografia digital (fixo) e de raio-X digital (dois aparelhos fixos e um móvel) da Unidade de Diagnóstico por Imagem. Para instalar os equipamentos, o Hospital está realizando obras de adequação de sua infraestrutura. A conclusão do trabalho está prevista para setembro, quando entrarão em funcionamento os equipamentos, ampliando a capacidade de atendimento dos exames de imagem do HU-Furg.

A obra é necessária uma vez que há instalações elétricas específicas para cada aparelho - um novo quadro elétrico de comando será instalado, montado sob medida para cada aparelho, enquanto a alimentação elétrica de cada sala passará por uma revisão, visando a substituição dos componentes inadequados que possam comprometer a utilização dos novos aparelhos. Também serão realizados reparos na estrutura física das salas: substituição de forros e revestimento de piso, bem como a pintura de paredes.

Os equipamentos adquiridos são de tecnologia totalmente digital, trazendo ao HU-Furg e para a população atendida via Sistema Único de Saúde (SUS) o que há de mais moderno em equipamentos de imagem. Entre os benefícios apresentados, está redução no tempo de aquisição das imagens durante o exame, de 10 para um minuto para realização de um exame de raio-x, pois com a tecnologia digital a imagem é visualizada pelo profissional técnico em radiologia no mesmo instante da aquisição, sem a necessidade de um processamento.

O mesmo verifica-se para a mamografia, que passará dos atuais 15 minutos para apenas cinco para cada exame. “Com essa modernização, espera-se aumentar a quantidade de atendimentos. Além disso, a melhora da qualidade das imagens é significativa, contribuindo para um diagnóstico mais rápido e preciso”, destacou o físico da Unidade, Alexandre Capaverde.

As melhorias na Unidade de Diagnóstico por Imagem foram custeadas com recursos descentralizados pela Ebserh (R$ 5,9 milhões) e, também, com verbas repassadas pelo Ministério Público Federal (MPF) e Justiça Federal do Rio Grande (R$ 2,1 milhões), por meio de acordo judicial que permite a reversão de multas em benefício do HU-Furg.

A nova Ressonância Magnética está em uso desde fevereiro deste ano, atendendo aos pacientes internados, nos casos de urgência e emergência. Além disso, o HU-Furg investiu na modernização de sua estrutura cirúrgica.