FNM PRODUZIRÁ CAMINHÕES ELÉTRICOS NA FÁBRICA DA AGRALE, EM CAXIAS DO SUL

  • A escolha pela montadora da serra levou em consideração a experiência na elaboração de produtos com essa tecnologia. Foto: Divulgação/FNM

Você é apaixonado por caminhões? Se a resposta for sim e você possuir mais de 50 anos, certamente deve lembrar dos icônicos veículos produzidos pela Fábrica Nacional de Motores (FNM), conhecidos popularmente como "Fenemê". Os caminhões montados pela empresa brasileira marcaram época e revolucionaram a história do automobilismo do país.

A tradição da empresa, que começou fabricando motores de avião e se firmou como a primeira linha de montagem de caminhões brasileiros, se manteve até o ano de 1968, quando passou ter seu controle acionário comandado pela Alfa Romeo. Após ser assumida pela Fiat e Iveco, a FNM encerrou definitivamente suas atividades no ano de 1985.

De lá para cá colecionadores passaram a manter viva a história da marca e de populares eles passaram a se tornar raridades, até existirem somente no imaginário de pessoas mais jovens. No entanto, um projeto inovador estará permitindo a volta dos caminhões, que serão adaptados às tecnologias e às necessidades da época atual.

Por meio de uma parceria com a empresa gaúcha Agrale, a agora Fábrica Nacional de Mobilidades (FNM) pretende iniciar, até o final deste ano, a montagem de veículos elétricos de 13 e 18 toneladas para atendimento do mercado brasileiro. A escolha pela montadora da serra levou em consideração a experiência na elaboração de produtos com essa tecnologia.

A montagem acontecerá na unidade 2 da Agrale, em Caxias do Sul, e a empresa está inserida em todo o processo de fabricação, que inclui o desenvolvimento e a execução da montagem dos caminhões. A comercialização dos veículos ficará a cargo da FNM que manterá a logomarca histórica, com as iniciais da marca instaladas na grade frontal.

“Estamos muito orgulhosos de poder participar de mais um projeto inovador em nossa história e certos de que essa iniciativa trará excelentes resultados para a Agrale e seus parceiros de negócio, como também aos usuários finais que adotarem os produtos FNM, com forte proteção ao meio-ambiente e tecnologia de ponta”, explicou o diretor-comercial da Agrale, Edson Ares Sixto Martins.