YARA REALIZA SÉRIE DE AÇÕES SOCIAIS EM PROL DA COMUNIDADE RIO-GRANDINA

  • Um dos trabalhos desenvolvidos é o projeto do Canteiro ao Prato, em parceria com o Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMAR) que nesse período vem contribuindo com a doação semanal de sete caixas de hortaliças aos hospitais da cidade. Fotos: Divulgação/Yara

Presente no município há mais de 20 anos e detentora do maior e mais moderno complexo produtor de fertilizantes da América Latina, a Yara Rio Grande tem realizado uma série de ações sociais como forma de minimizar os impactos causados pela pandemia do coronavírus. Responsabilidade social é um dos compromissos desenvolvidos pela gigante norueguesa em solo rio-grandino e que se intensificou nesse período de dificuldade.

De acordo com o gerente da unidade Rio Grande da Yara Brasil, Lucas Elizalde, a empresa atua em diversas frentes no município, o que é motivo de muito orgulho para seus colaboradores. Um dos trabalhos desenvolvidos é o projeto do Canteiro ao Prato, em parceria com o Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMAR) que nesse período vem contribuindo com a doação semanal de sete caixas de hortaliças aos hospitais da cidade.

Ainda conforme Elizalde, logo no início da pandemia, a empresa buscou entender o que a cidade estava precisando e através da doação de R$ 150 mil contribuiu para a realização de testes de Covid-19, que até então eram feitos apenas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). O aporte desse recurso, somado ao que já havia disponível, permitiu ampliar em três vezes o número de testes para detecção da doença.

WhatsApp Image 2020-07-09 at 14.55.08Em parceria com o Rotary Club e costureiras da cidade, estão sendo confeccionadas dez mil máscaras caseiras que serão doadas às comunidades carentes. Ainda nesse tema, a empresa está preparando, ao final das medidas mais severas de isolamento, uma ação com supermercados da cidade para estimular a troca de um quilo de alimento por uma máscara, contribuindo com os estoques do Banco de Alimentos e com as instituições atendidas por ele.

Além disso, a Yara Rio Grande fez a doação de 40 toneladas de fertilizantes que foram distribuídos aos agricultores do município, os quais também sofreram com os impactos da estiagem. Já internamente, a empresa foi parceira dos funcionários em uma campanha de arrecadação de gêneros alimentícios e se comprometeu em dobrar a quantidade do que fosse angariado ao final.

Também passam por essa lista a doação de 100 cestas básicas para a Associação dos Moradores do Bairro Getúlio Vargas, que foram repassadas às famílias em situação de vulnerabilidade social. A doação de alimentos não perecíveis para a Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande e a entrega de máscaras para a Defesa Civil e Polícia Civil completam o quadro de ações.

Atualmente, a Yara Rio Grande emprega 950 pessoas de forma direta e somado aos empregos indiretos, esse número chega a 1.500. No período de construção da nova planta são mais de 1.200 trabalhadores, número que deverá ser reduzido em razão das novas medidas anunciadas pelo poder público para conter o avanço da doença no município.