RIO GRANDE ADOTARÁ BANDEIRA PRETA A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA

  • A decisão foi tomada após uma reunião extraordinária do Comitê Técnico em Saúde, depois do registro de 51 novos casos nessa sexta-feira e o sétimo óbito em decorrência do coronavírus. Foto: Divulgação/Frame de vídeo

Em uma trasmissão ao vivo, realizada no final da manhã deste sábado, o prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, anunciou a adoção de bandeira preta em Rio Grande, a partir da próxima segunda-feira. A live contou com a participação dos secretários municipais de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Cláudio Dutra, de Coordenação e Planejamento, Roque Werlang, do vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Danilo Giroldo.

A decisão foi tomada após uma reunião extraordinária do Comitê Técnico em Saúde, depois do registro de 51 novos casos nessa sexta-feira e o sétimo óbito em decorrência do coronavírus. “Após a análise do plano de contingenciamento municipal e do plano municipal de controle do distanciamento, nós fizemos uma análise pormenorizada e entendemos,que  dentro desse cenário, nós devemos aplicar a bandeira preta para o município do Rio Grande”, anunciou Lindenmeyer.

“Nós não temos competência e ingerência sobre atividades que sejam consideradas essenciais. Então a indústria de alimentos, a indústria de insumos e setores portuários, a administração municipal não tem ingerência de decisão em relação a esses setores. Porém, nós estaremos detalhando os efeitos desta bandeira preta sendo aplicada em nosso município no transcorrer desse final de semana”, completou Alexandre.

Antes de se despedir para a participação de uma reunião virtual com os prefeitos da região sul para seguir discutindo sobre o tema, Lindenmeyer aunciou que o decreto municipal deverá ser editado neste domingo, com vigência a partir de segunda-feira. “Ressaltando que supermercados, atividades de alimentos e farmácias, são serviços considerados essenciais. Então não vai haver o fechamento dessas atividades para não haver uma intranquilidade em relação a desabastecimento”, tranquilizou Alexandre.

Na sequência, o vice-reitor da Furg, Danilo Giroldo, explicou os critérios técnicos para a aplicação das bandeiras municipais e mecionou a percepção de um cenário de agravamento dos indicadores. “Se levou em conta o cenário de agravamento muito rápido de todos esses indicadores, especialmente os que tratam do município, se levou em conta também a alta transmissibilidade e também o cenário mais recente de agravamento da disponibilidade de medicamentos”, esclareceu Giroldo.

“Dentro das atividades não essenciais que o modelo municipal pode gerenciar, então isso acarreta a não possibilidade de funcionamento, nessa próxima semana, das atividade de serviço, da extensa maioria das atividades de serviço, comércio e indústria. Então nós vamos ter um cenário diferente dentro do nosso município, que a gente não teve ainda em nenhum dos outros decretos municipais, que é a impossibilidade das atividades idustriais não essenciais também operarem nessa semana”, completou Danilo.

O secretário Cláudio Dutra disse que as pessoas não precisam correr aos supermercados, pois eles seguirão em funcionamento. “A ideia do Comitê de Saúde foi exatamente essa de dar um freio nesse deslocamento das pessoas e tentar dar um freio na questão da propagação. Nós estamos aumentando muito o número de testes. Nós estamos monitorando cada vez mais esse contágio para tentar evitar essa propagação”, garantiu Dutra.

Ao fazer uso da palavra, o secretário Roque Werlang disse que esse é um momento de tomada de consciência por parte de todos. “Se nós estamos tomando essa decisão, que é uma decisão gravíssima no sentido de restringir as atividades econômicas, não adianta a gente fazer isso se as pessoas não tomarem essa consciência, no sentido de mesmo nos horários em que elas não estão em atividade econômica manter processos de aglomeração, de trânsito, não usar adequadamente os equipamentos de segurança, como máscara, uso do álcool gel, enfim”, frisou.