PREFEITURA ANUNCIA MANUTENÇÃO DA BANDEIRA VERMELHA EM RIO GRANDE

  • Neste sábado, o Comitê Técnico em Saúde esteve reunido e levando em consideração os indicadores já utilizados em outras reuniões, a opção foi pela manutenção da bandeira vermelha. Foto: Divulgação/Frame de vídeo

Em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, o prefeitura municipal anunciou a bandeira que será aplicada na próxima semana seguindo o Modelo Papareia de Distanciamento Controlado. Segundo o prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, o sistema conta com carcaterísticas próprias e é similiar a metodologia apresentada pelo governo do estado.

Neste sábado, o Comitê Técnico em Saúde esteve reunido e levando em consideração os indicadores já utilizados em outras reuniões, a opção foi pela manutenção da bandeira vermelha. "Nós tivemos de uma semana para a outra um número de casos que estão positivos no nosso meio de forma muito considerável, nós deliberamos pela manutenção da bandeira vermelha em nosso município", disse Lindenmeyer.

Um outro motivo que determinou a tomada de decisão do Comitê foi o fato de que Rio Grande, mesmo sendo a cidade que mantém um nível de distanciamento maior que o dos outros municípios da região, ainda está abaixo da porcentagem ideal de isolamento, que deveria ser de 60%. Atualmente, Rio Grande consegue atingir cerca de 49% de distanciamento social por dia.

"Não tenho dúvida nenhuma de dizer que sabemos das dificuldades encontradas pelos mais variados segmentos que são objeto dessas restrições, com a redução da capacidade de produção, seja atividades relacionadas a área de serviço, comércio, indústria, lojas, enfim", afirmou Alexandre. Nesta sexta-feira, Rio Grande passou dos 800 casos confirmados e o número de óbitos já chegou a 35.

"Diante desse cenário, nós estamos preservando a manutenção da bandeira vermelha, pelo menos por mais uma semana, na expectativa de que nós possamos diminuir a circulação de pessoas e consequentemente nós possamos diminuir a propagação do vírus. Nós estamos fazendo uma escolha dentro de um contexto complexo que nós estamos vivendo de pandemia mundial e que chegou com muita forma", reconheceu Alexandre.

"A necessidade agora é de que nós possamos permancermos o máximo de tempo em casa para que nós possamos diminuir a questão da propagação do vírus na nossa cidade. Assim nós estaremos contribuindo para salvar mais vidas e ao mesmo tempo tendo uma atitude de respeito a todos os trabalhadores da saúde que estão na linha de frente", finalizou o chefe do executivo.

O secretário municipal de saúde, Maicon Lemos, também participou da live para atualizar as ações que estão sendo implementadas, principalmente na área da atenção básica. "Essas atividades todas estão sendo conduzidas junto ao Comitê Técnico, onde são definidas e planejadas ações de expansão da saúde como um todo, não só na atenção básica, mas na média e alta complexidade", afirmou Lemos.