GUARDA MUNICIPAL DE PELOTAS INICIA FISCALIZAÇÃO DA OBEDIÊNCIA À LEI DA MULTA

  • Quem descumprir alguma das determinações da nova legislação poderá ser multado nos valores entre uma até dez Unidades de Referência Municipal (URM). Foto: Rodrigo Chagas/PMPel

A Guarda Municipal (GM) de Pelotas iniciou, nesta quinta-feira (16), a fiscalização da Lei da Multa, sancionada pela prefeita Paula Mascarenhas com o objetivo de fazer valer as medidas de contenção do novo coronavírus na cidade. A penalidade é mais uma ferramenta para coibir as aglomerações e estimular a adesão da população ao uso de máscaras de proteção facial.

Quem descumprir alguma das determinações da nova legislação poderá ser multado nos valores entre uma até dez Unidades de Referência Municipal (URM), dependendo do tipo de infração. "Eu espero, sinceramente, que não precisemos multar ninguém. Por favor, ajudem! Não é tão difícil assim! Tem gente fazendo sacrifícios muito maiores, e tenho a certeza de que cada um pode dar a sua contribuição", solicitou Paula.

No Calçadão, poucas pessoas circulavam, e quase todas utilizavam máscara, ou a carregavam na bolsa ou na mochila. Agentes da GM orientaram quem estava sem o Equipamento de Proteção Individual (EPI) acerca da importância do uso correto. Trabalhadores da construção civil e transeuntes receberam informações e máscaras novas. Nenhuma pessoa se recusou a fazer uso da proteção facial.

"A GM disponibiliza a máscara para aquele cidadão que estiver desprotegido, e conseguimos dialogar com a população, que tem sido muito receptiva, porque nosso dia a dia de trabalho é próximo das pessoas", contou o comandante da Guarda Municipal, Igor Bretanha. A fiscalização segue nos bairros e na zona central. Denúncias podem ser feitas gratuitamente pelo telefone 153.