DEFESA CIVIL DE RIO GRANDE MONITORA NÍVEL DA LAGOA DOS PATOS

  • Como medida de prevenção, as comportas localizadas nas ruas Marechal Deodoro e Visconde do Rio Grande foram fechadas para evitar alagamentos. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A Defesa Civil de Rio Grande já está em alerta para a situação de um possível aumento do nível da Lagoa dos Patos nos próximos dias. O município se caracteriza como a única saída natural para o escoamento das águas internas gaúchas com o oceano e dependendo das condições climáticas, poderão haver alagamentos nas regiões ribeirinhas.

Em anos anteriores, como em 2015, por exemplo, diversas pessoas tiveram que deixar suas casas e permanecer durante alguns dias em abrigos disponibilizados pelo município em razão das cheias. Neste final de semana, a Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul alertou em sua rede social para o aumento do nível do Guaíba, em Porto Alegre.

20200713_152827De acordo com o secretário-executivo da Defesa Civil, Anderson Montiel, não houve o registro de famílias que tiveram de deixar suas residências, porém o monitoramento continua. Como medida de prevenção, as comportas localizadas nas ruas Marechal Deodoro e Visconde do Rio Grande foram fechadas para evitar alagamentos.

Um dos termômetros em situações como essas é o canalete da Major Carlos Pinto. Na tarde desta segunda-feira, o nível estava acima do que havia sido registrado nos últimos dias e a medida que se aproximava do final da rua, em direção a Lagoa dos Patos, a água ficava cada vez mais alta e em alguns pontos transbordava o limite da valeta.