DRAGAGEM DO CANAL DA FEITORIA ESTÁ COM MAIS DE 60% DAS OBRAS CONCLUÍDAS

  • O trabalho está sendo realizado pela empresa Jan De Nul do Brasil com o uso da draga argentina Afonso de Albuquerque, cujo prazo para a conclusão é de 180 dias. Fotos: Divulgação/Praticagem da Lagoa dos Patos e Portos-RS

Há quase 12 anos sem receber obras significativas, a dragagem do Canal da Feitoria avança e já atingiu mais de 60% de conclusão. Localizado na Lagoa dos Patos, na região de Pelotas, ele se caracteriza como uma das principais ligações entre os portos de Porto Alegre e de Rio Grande.

De acordo com o superintendente dos portos, Fernando Estima, esse avanço garante que os navios já possam navegar em boa parte do trecho com o calado considerado ideal. "Obviamente ainda tem trechos a serem concluídos. Isso funciona como uma obra, por exemplo, na rodovia, onde primeiro você ajeita um lado e depois o outro", explicou.

WhatsApp Image 2020-07-10 at 14.57.30Está previsto para o decorrer deste final de semana a realização de uma batimetria, procedimento que apontará com precisão a profundidade. "A última vez que mediu já deu em torno de 65% da obra concluída. Então os objetivos estão sendo alcançados em um tempo até menor", completou Estima.

Ainda conforme o superintendente, as chuvas dos últimos dias contribuíram de forma satisfatória, o que acabou contribuindo para dar uma segurança maior para a nevegação. O material que é dragado é formado basicamente por areia e está sendo depositado nas margem direita do canal.

O trabalho está sendo realizado pela empresa Jan De Nul do Brasil com o uso da draga argentina Afonso de Albuquerque, cujo prazo para a conclusão é de 180 dias. Outro fator importante está relacionado com a economia, pois o governo do estado está pagando pouco mais de R$ 14 pelo metro cúbico de sedimentos, cifra bem abaixo dos antigos valores desembolsados pelo governo.