BOMBEIROS ALERTAM PARA CUIDADOS COM USO DE AQUECEDORES E DEMAIS EQUIPAMENTOS NO INVERNO

  • É necessário ter cuidado ao usar produtos inflamáveis para iniciar o fogo e ao se ausentar da residência é recomendado apagar completamente o fogo. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

No período de inverno e de temperaturas baixas é comum o uso de equipamentos que promovam o aquecimento de ambientes, como aquecedores elétricos, lareiras e fogões a lenha. Ultimamente, essa lista ganhou a companhia das chamadas lareiras ecológicas, muito utilizadas em apartamentos, onde os três primeiros não são muito comuns.

No entanto, para que o aconchego promovido por esses itens domésticos não se transforme em preocupação por conta de um incêndio, o comando do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM) emitiu uma nota em que alerta a população para cuidados essenciais. Segundo os profissionais, é recomendável optar por aparelhos certificados pelo Inmetro e com garantia.

Com relação aos aquecedores elétricos, eles não devem ser ligados em extensões e também não devem dividir as tomadas com outros equipamentos. Além disso, devem ser mantidos longe de lugares com água, como pias, por exemplo, em razão do risco de choque elétrico. Por correr o risco de superaquecer pode derreter o plástico que envolver sua estrutura.

20200626_200527Lareiras devem ser instaladas por profissionais qualificados e a manutenção deve ser realizada regularmente. Os bombeiros também alertam que a fuligem pode gerar acúmulo de gases tóxicos no ambiente e o fogo não pode ser aceso por crianças, apenas por adultos. Deixar sempre uma abertura para ventilação é uma das dicas deixadas pelo comando da unidade.

Quanto ao fogão a lenha, os militares orientam que os proprietários não coloquem lenha em excesso e também não utilizem o calor para secar roupa. Também é necessário ter cuidado ao usar produtos inflamáveis para iniciar o fogo e ao se ausentar da residência é recomendado apagar completamente o fogo. O Batalhão disponibiliza o telefone (53) 3231-3555 para o esclarecimento de dúvidas.

"Seja qual for a alternativa que você optar para amenizar o frio, o importante é que se tome as medidas preventivas para não expor você e sua família a riscos de acidentes", finaliza a nota assinada pelo comandante da unidade, o tenente coronel Everton de Souza Dias.