BACCHIERI FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA AO FINAL DE SUA GESTÃO NA CÂMARA DE COMÉRCIO

  • Ao longo dos últimos três anos a instituição esteve à frente de importantes discussões para o município e a região sul do estado, como a obras de dragagem do canal de acesso ao Porto e a duplicação da BR 116. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Em uma assembleia virtual, realizada no final da tarde desta segunda-feira, Antônio Carlos Bacchieri Duarte transmitiu a Paulo Bertinetti o cargo de presidente da Câmara de Comércio de Rio Grande. A cerimônia aconteceu neste formato em razão da pandemia do novo coronavírus e foi a alternativa encontrada pela antiga direção para dar sequência aos seus encontros e reuniões.

Ao longo dos últimos três anos a instituição esteve à frente de importantes discussões para o município e a região sul do estado, como a obras de dragagem do canal de acesso ao Porto e a duplicação da BR 116. Em entrevista ao site Papareia News, Bacchieri falou sobre o período em que atuou como presidente e das importantes discussões em que esteve inserido para o desenvolvimento da metade sul.

"Nosso foco foi muito na área de infraestrutura e acho que em determinados momentos nós pudemos ajudar na questão, principalmente, da duplicação da BR 116 e da dragagem do Porto. Além disso, a Câmara de Comércio fez uma aproximação muito grande com a região como um todo. Toda a região sul fica muito mais forte no momento em que ela tem uma união das entidades empresariais", explicou.

Em sua visão, a união do movimentos Aliança Rio Grande e Aliança Pelotas foi o embrião para uma série de outros que estão sendo criados no estado, como o Aliança Fronteira, por exemplo. "Isso tudo nos deixa muito orgulhosos, porque foi a execução de uma ideia que já existia, mas que nunca acontecia. Essa gestão conseguiu contornar as arestas e devolver a integração regional como uma das prioridades", avaliou Bacchieri.

Sempre muito atuante, Bacchieri elencou a audiência com o presidente Jair Bolsonaro, em abril de 2019, para tratar sobre importância da duplicação da BR 116 como o momento mais marcante de sua gestão. "Eu entendo como ter sido o ponto alto da nossa gestão a audiência com o presidente da República, porque ali ele se comprometeu e dali para frente nós inauguramos vários quilômetros", constatou o agora ex-presidente.

Ao final de sua gestão, Bacchieri garantiu que todas as bandeiras lideradas por ele ao longo dos últimos anos seguirão sendo objeto de defesa. "Nós vamos seguir lutando por todas essas causas, temos outras que têm que entrar na pauta imediatamente, como a questão do lote 4 da BR 392 e a duplicação da ERS 734, coisas que ficaram pendentes e que nós vamos lutar, porque são obras importantíssimas para nossa cidade", afirmou.

Sobre a nova diretoria, Bacchieiri disse que espera muito, principalmente por conta da competência e experiência de Paulo Bertinetti, que preside o Terminal de Contêineres (Tecon) há 23 anos. "Esse é o maior cartão de visita da sua capacidade de gestão e de ser um empreendedor. Eu fico muito tranquilo. Acho que a Câmara de Comércio está em ótimas mãos, uma grande representatividade e nós vamos estar junto com ele", finalizou.