NOVO PRÉDIO AMPLIARÁ A ESTRUTURA DE ENSINO DAS FACULDADES DE MEDICINA E ENFERMAGEM DA FURG

  • Apesar de estar com as obras praticamente concluídas, ainda não há previsão de inauguração. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Acadêmicos de Medicina e de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) estão prestes a desfrutar de um espaço amplo e totalmente voltado para as necessidades de aprendizagem. O prédio que está em fase final de construção, na esquina das ruas Vasco Vieira da Fonseca e General Canabarro, será a nova sede dos cursos e está muito perto de se tornar uma das maiores obras da instituição na história recente.

Com mais de dez mil metros quadrados de área construída, o espaço foi planejado para atender a demanda de ampliação da área da saúde e oferecer o que há de mais moderno para o ensino de graduação e pós-graduação. Com as obras iniciadas em 2016, a estrutura tem 90% de conclusão e assim como as demais construções, acabou sendo afetada pela pandemia do coronavírus e teve de ficar durante um período com os trabalhos parados.

20200612_144607O prédio de dez andares abrigará no primeiro pavimento a biblioteca e salas de estudo, o segundo e o terceiro andar servirão como estacionamento e o quarto como um espaço de convivência. O quinto, sexto e sétimo pavimento serão utilizados pela Faculdade de Medicina, onde funcionarão salas de aula, laboratórios de ensino e o setor administrativo do curso, respectivamente. Já o nono e o décimo andar serão ocupados pela Enfermagem.

A reportagem do site Papareia News visitou a obra e conheceu cada um dos pavimentos que estão em fase final de instalação do sistema de preveção de incêndio ou de acabamento. Atualmente, as duas faculdades funcionam junto à estrutura do Hospital Universitário (HU) e com sua ampliação, os cerca de 17 cursos de graduação e pós-graduação terão ainda mais espaço para as atividades acadêmicas de ensino e pesquisa.

De acordo com nota encaminhada à redação, "a construção da nova estrutura da área acadêmica da Famed e Eenf é a maior obra da Furg em termos financeiros, o que representa a importancia da estrutura predial e dos cursos que serão ali abrigados". Apesar de estar com as obras praticamente concluídas, ainda não há previsão de inauguração.