SÉRIE VILA DA QUINTA EP. 4 - A HISTÓRIA DE UMA SOCIEDADE TAMBÉM CENTENÁRIA

  • Com a fundação do CTG Raphael Pinto Bandeira, em 1968, o espaço da SIRQ foi repartido e nos anos 70 foram eleitas rainhas, princesas e garotas da primavera. Fotos: Acervo/Cledenir Vergara

Famosa por suas festas e bailes, a Sociedade de Instrução e Recreio Quinta (SIRQ) é muito mais do que um simples espaço de diversão, mas sim testemunha da história de desenvolvimento da Vila da Quinta. Fundada antes mesmo da emancipação do distrito Júlio de Castilhos, ela passou pelas dificuldades de duas guerras mundiais, abrigou salas de aula, após o incêndio da escola Lília Neves, exibiu os jogos da Copa de 1970, na única televisão do bairro, entre outras contribuições sociais.

De acordo com o blog Estação Quinta, a fundação aconteceu no dia 08 de janeiro de 1903 e a primeira sede da SIRQ foi a sala da casa do Capitão Abidon Salies. Como o espaço estava se tornando pequeno para acomodar os associados, Abidon doou o terreno para a construção de um local adequado, cuja estrutura existe até os dias atuais. O primeiro salão, com estilo colonial, janelas em arco e vidros coloridos, ficou pronto no ano de 1905 e se destacou como um dos mais belos prédios da povoação existente às margens da linha férrea.

Já naquela época, a SIRQ possuía uma influência muito grande na cidade, tanto que seus bailes eram extremamente concorridos e haviam trens fretados para transportar as pessoas que vinham do centro. O surgimento da Gripe Espanhola, em 1918, deu início a primeira crise da instituição que viu e sepultou associados vitimados pela doença. As pompas dos bailes e festas foram também afetadas pela 1ª Guerra Mundial, que deixou a SIRQ em um verdadeiro compasso de espera.

WhatsApp Image 2020-06-11 at 18.13.03No ano de 1922, as atividades da instituição foram interrompidas e a sede arrendada ao chamado Grupo dos 15, que deu início à exibição de filmes em seu interior. Essa fase seguiria até 1926, quando antigos sócios se reorganizaram e formaram uma nova diretoria. A partir daí e até 1930, quando as atividades seriam interrompidas novamente, a instituição ofertou cursos noturnos para adultos, formou sua biblioteca por meio de doações e contribuiu na construção de uma praça junto à estação férrea.

Em 1934, surgiram os blocos carnavalescos As Floristas e As Ciganas trazendo brilho e competitividade ao carnaval quintense. A 2ª Guerra Mundial fez com que a SIRQ, mais uma vez, fechasse as portas. Ainda conforme o blog Estação Quinta, houve uma tentativa de reorganização em 1949, mas "os resultados foram efêmeros. Desleixo e falhas administrativas deixaram a Sociedade fechada por mais de 13 anos. O brilho do enorme salão, já com seus 30 anos, virou entulho".

A década de 50 trouxe novas expectativas para a retomada da SIRQ. A formação de uma nova diretoria, em 1952, definiu pela contrução de uma nova sede no mesmo local, já que a antiga estava em ruínas e precisou ser demolida. O prédio que se conhece hoje, na Rua Coronel Salgado, foi inaugurado no dia 16 de outubro de 1954, oferecendo água encanada, rede de esgoto e luz elétrica. A decoração e mobilia foi sendo adquirida ao longo dos anos e vinda do estado do Paraná.

Com a fundação do CTG Raphael Pinto Bandeira, em 1968, o espaço da SIRQ foi repartido e nos anos 70 foram eleitas rainhas, princesas e garotas da primavera. Os anos 80 trouxeram mudanças radicais em sua estrutura social e as crises de outros tempos começaram a bater a porta. Com a chegada da década de 90, a instituição se tornou mais democrática no uso de seu interior e abriu as portas para a comunidade. Atualmente, aos 117 anos, a SIRQ segue com seu papel e na reconstrução de um novo tempo.

A série tem o oferecimento de Agropecuária Mendonça. Especializada em produtos agrícolas, veterinários e pet shop, na Rua Coronel Salgado, nº 338, Vila da Quinta. Telefones 3036-6669 e 99919-3902.