5º DN REALIZA DOAÇÃO ÀS PREFEITURAS DE RG E SJN EM HOMENAGEM À BATALHA NAVAL DO RIACHUELO

  • A arrecadação envolveu todas as Organizações Militares da cidade do Rio Grande e contou com a parceria dos Grupos Escoteiros do Mar Riachuelo, Almirante Abreu e Porto Seguro, Grupo de Escoteiros Silva Paes e da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar). Foto: Divulgação/5º DN

O Comando do 5° Distrito Naval (DN) realizou na terça-feira (9), a doação de roupas de frio para as Prefeituras de Rio Grande e São José do Norte. No total, foram doadas mais de 1.000 peças de roupa, além de 90 pares de sapato e 10 cobertas, as quais serão distribuídas às pessoas necessitadas dos municípios. A ação é uma homenagem à Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha, comemorada em 11 de junho. Nestes tempos difíceis, a doação visou minimizar as dificuldades agravadas pela pandemia do novo coronavírus.

A entrega das doações da Campanha do Agasalho contou com a presença do comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Henrique Renato Baptista de Souza, do prefeito municipal de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, do diretor da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e da Mulher (Smascim) da Prefeitura de São José do Norte, Samuel Santos e da coordenadora do Grupo Escoteiro Riachuelo, Luciene Schifino Fonseca.

A arrecadação envolveu todas as Organizações Militares da cidade do Rio Grande e contou com a parceria dos Grupos Escoteiros do Mar Riachuelo, Almirante Abreu e Porto Seguro, Grupo de Escoteiros Silva Paes e da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar).

Batalha do Riachuelo 

A Batalha Naval do Riachuelo aconteceu em 11 de junho de 1865, nas margens do Rio Riachuelo, um afluente do Rio Paraguai, na Argentina. Naquela época, o Paraguai, sem acesso para o mar, buscava o controle da Bacia do Prata, que representava a saída para o Oceano Atlântico. 

Na manhã daquele dia, a Força Naval Brasileira, sob o Comando do Almirante Barroso, encontrava-se nas proximidades da cidade de Corrientes. Os brasileiros avistaram a Esquadra paraguaia – com 14 embarcações – que descia o Rio Paraná. Na margem esquerda daquele rio, soldados e peças de artilharia inimigos aguardavam o momento do ataque.

Seguiu-se um primeiro e rápido combate e, junto à foz do Riachuelo, em um trecho de difícil navegação, foi travada a batalha decisiva. O Almirante Barroso, com sua Esquadra, conseguiu afundar quatro embarcações inimigas, dando fim à batalha e consagrando a vitória ao Brasil.